Alimentação escolar como instrumento de segurança alimentar e indutor de desenvolvimento rural
dc.contributor.advisor | Gerhardt, Tatiana Engel | pt_BR |
dc.contributor.author | Kuhn, Carlos Edmundo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-03-21T01:44:12Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/67910 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este projeto está assentado sobre uma comunidade com características rurais e até agro-familiares, mas que, em seu contexto social, distancia-se destas conceituações, em face de inexistência de uma historicidade cultural própria. O espaço e o território são rurais, apropriados para o desenvolvimento de atividades agrícolas mínimas, que poderiam ser identificadas como de subsistência e auto consumo pelos atores, viabilizando a implantação uma “política de desenvolvimento” (Meneghetti, 2008). Se crescer pode ser sinônimo de progredir, num primeiro estágio, cita-se (Denardi et al.2000) que diz que “ o desenvolvimento das pessoas está ligado às capacidades dos indivíduos e, neste sentido, ele está nas pessoas e não nos objetos”. Ainda sobre a avaliação da motivação dos atores, há que se destacar que “o atendimento das necessidades humanas de alimentos e renda, bem como as sociais, das famílias e da comunidade” segundo (Veiga1994), depende de sua vontade de querer a mudança e a mobilidade. A alimentação escolar, neste sentido, pode se constituir em fator indutor de desenvolvimento rural, de uma forma muito objetiva já que, em se plantando se alimenta, se nutre e se desenvolve. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este proyecto se encuentra en una comunidad rural con características y incluso agro-familiares, pero, en su contexto social, distancia de estos conceptualización, falta de historicidad propio cultural. Espacio y territorio son rurales, adecuado para el desarrollo de las actividades agrícolas mínimas, lo que podría ser identificado como sustento y autoconsumo por los actores, que despliegue una "política de desarrollo" (trabajo de MENEGHETTI, 2008). Si usted crece puede ser sinónimo de progreso, en una primera etapa, CITES-si DENARDI et al (2000) dice que "el desarrollo de las personas es conectado a las capacidades de las personas y, en este sentido, es de la gente y no objetos". Todavía en la evaluación de la motivación de los actores, que señaló que "el cumplimiento de las necesidades humanas de ingresos y alimentos, así como la social, familia y comunidad" segundo VEIGA (1994), depende de su deseo de cambiar y movilidad. Las comidas de la escuela, en este sentido pueden constituir factor inductor de desarrollo rural, en un objetivo porque, si siembra fuentes, nutre y desarrolla. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Escuela de alimentación | es |
dc.subject | Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. | pt_BR |
dc.subject | Desarrollo rural | es |
dc.subject | Agricultura familiar | pt_BR |
dc.subject | Agricultura familiar | es |
dc.subject | Desenvolvimento rural | pt_BR |
dc.subject | Alimentação escolar | pt_BR |
dc.subject | Segurança alimentar | pt_BR |
dc.title | Alimentação escolar como instrumento de segurança alimentar e indutor de desenvolvimento rural | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Medaglia, Vicente Rahn | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000821031 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distância | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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