Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFunk, Suzanapt_BR
dc.contributor.authorAymone, Jose Luis Farinattipt_BR
dc.date.accessioned2013-03-15T01:43:02Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn2178-1974pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/67703pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta a sistematização do design virtual de embalagens, utilizando softwares de modelagem 3D como ferramentas de apoio à criação. Com os recursos tecnológicos disponíveis, a criação das embalagens normalmente é feita com o auxílio de softwares, mas com pouca ou sem sistematização do processo criativo. Em virtude disso, apresenta-se um estudo sobre os aspectos teóricos que abordam o processo criativo virtual de embalagens e uma pesquisa com profissionais que possuem experiência em modelagem 3D. É feita uma análise qualitativa e interligação destes dados e, em seguida, são propostas dez diretrizes, organizadas dentro de uma metodologia. O seu diferencial, em relação às demais, está nas fases Criar e Apresentar, que envolvem a criação e apresentação de embalagens utilizando as possibilidades de softwares de modelagem 3D. Para exemplificar a metodologia, faz-se o design de um frasco de perfume. O mesmo é apresentado com foco na geração de alternativas utilizando software. Pode-se observar que as diretrizes contribuem para conduzir as atividades, até a apresentação final do trabalho. A sistematização da criação, utilizando softwares 3D, pode potencializar o design de embalagens, diminuindo o tempo de criação e os custos com a criação de protótipos, além de aperfeiçoar a visualização final do produto.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents a systematization of virtual design in packing, using 3D modeling software as support tools for its creation. With the available technological resources, the creation of packing is normally done with the help of software, although employing little or no systematization of the creative process. Thus, a study about the theoretical aspects that approach the virtual creative process of packing and a survey with professionals with expertise in 3D modeling is presented. A qualitative analysis and the interconnection of the data collected are done, and then, ten procedures, organized inside a methodology, are proposed. Its differential, in relation to the others, lies on the Creating and Presentation phases, which involves the creation and presentation of packing using the possibilities of 3D modeling software. To exemplify this methodology, the design of a perfume bottle was created. It was presented focusing on the generation of alternatives using software. It could be observed that the guidance contributed in conducing the activities, up to the final presentation of the work. The systematization of creation, using 3D software, can increase the design of packing, reducing the creation time and the costs with prototypes creation, besides improving the final visualization of the product.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofDesign & tecnologia [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 1, n.2 (2010), p. 55-68pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign de embalagenspt_BR
dc.subjectMethodologyen
dc.subjectPacking virtual designen
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subject3D modeling softwareen
dc.subjectDesign virtualpt_BR
dc.subjectDesenho tridimensionalpt_BR
dc.subjectSoftware : Tecnologiapt_BR
dc.subjectObjetos de aprendizagempt_BR
dc.subjectDesign instrucionalpt_BR
dc.titleProposta de diretrizes para o processo criativo do design virtual de embalagenspt_BR
dc.title.alternativeProposal procedures for the creative process of virtual design in packing en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000764744pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples