Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosa, Russel Teresinha Dutra dapt_BR
dc.contributor.authorAnjos, Caroline Wolker dospt_BR
dc.date.accessioned2013-03-13T01:40:03Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/67528pt_BR
dc.description.abstractPara elaborar um projeto de ensino que possa ser desenvolvido em uma turma específica, o professor precisa avaliar o contexto escolar, utilizar estratégias de ensino, bem como explorar os seus conhecimentos pessoais e acadêmicos. Esses são alguns aspectos que precisam ser planejados pelo professor para que ele possa atender às necessidades da turma, despertar a curiosidade e garantir a aprendizagem dos alunos. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo estudar o processo de planejamento de ensino, examinando o papel de professores estagiários enquanto agem, refletem e analisam a sua prática. Para desenvolver o tema, foi realizada uma pesquisa qualitativa em quatro relatórios de ex-professores estagiários, os quais ministraram aulas de Biologia para turmas do ensino médio em escolas da rede pública estadual, no município de Porto Alegre, RS. Para tanto, foram selecionados e analisados os relatos dos professores estagiários, os quais indicassem exemplos de planejamento por meio de uma reflexão ou a descrição de uma ação docente. Para guiar a busca dessas situações, foram utilizados dois modelos de roteiros de planejamento escolhidos a partir do estudo prévio do tema. As análises dos relatórios somadas ao estudo acerca do tema permitiram a criação de um amplo roteiro de planejamento de ensino, bem como possibilitaram a inclusão de novas categorias e subcategorias nesse roteiro. A categorização do referido roteiro incluiu tópicos como “Imagem da turma: construída após o período de observações”, “Objetivos e intenções”, “Repertório e relações”, “Recursos, meios e condições”, “Estratégias” e “Avaliação”. Alguns elementos do roteiro foram considerados importantes definidores e norteadores das ações dos professores estagiários. A dimensão de tempo destacou-se nesse caso, pois o elemento “Tempo disponível” foi muito ressaltado pelos estagiários como cerceador de suas ações docentes. Outro aspecto revelador nessa pesquisa diz respeito ao repertório do professor, pois o estudo revelou que os conhecimentos, as destrezas e as habilidades dos professores estagiários eram explorados quando eles empregavam estratégias de ensino por meio de, por exemplo, analogias e improvisações. Desse modo, a pesquisa realizada por meio da análise de relatórios de professores estagiários de Biologia com base no estudo do tema acrescentou alguns desdobramentos em roteiros de planejamento de ensino amplamente difundidos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPlanejamento de ensinopt_BR
dc.titlePlanejamento do ensino : ações e reflexões de professores estagiários de biologiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000855854pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples