Planejamento do ensino : ações e reflexões de professores estagiários de biologia
dc.contributor.advisor | Rosa, Russel Teresinha Dutra da | pt_BR |
dc.contributor.author | Anjos, Caroline Wolker dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-03-13T01:40:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/67528 | pt_BR |
dc.description.abstract | Para elaborar um projeto de ensino que possa ser desenvolvido em uma turma específica, o professor precisa avaliar o contexto escolar, utilizar estratégias de ensino, bem como explorar os seus conhecimentos pessoais e acadêmicos. Esses são alguns aspectos que precisam ser planejados pelo professor para que ele possa atender às necessidades da turma, despertar a curiosidade e garantir a aprendizagem dos alunos. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo estudar o processo de planejamento de ensino, examinando o papel de professores estagiários enquanto agem, refletem e analisam a sua prática. Para desenvolver o tema, foi realizada uma pesquisa qualitativa em quatro relatórios de ex-professores estagiários, os quais ministraram aulas de Biologia para turmas do ensino médio em escolas da rede pública estadual, no município de Porto Alegre, RS. Para tanto, foram selecionados e analisados os relatos dos professores estagiários, os quais indicassem exemplos de planejamento por meio de uma reflexão ou a descrição de uma ação docente. Para guiar a busca dessas situações, foram utilizados dois modelos de roteiros de planejamento escolhidos a partir do estudo prévio do tema. As análises dos relatórios somadas ao estudo acerca do tema permitiram a criação de um amplo roteiro de planejamento de ensino, bem como possibilitaram a inclusão de novas categorias e subcategorias nesse roteiro. A categorização do referido roteiro incluiu tópicos como “Imagem da turma: construída após o período de observações”, “Objetivos e intenções”, “Repertório e relações”, “Recursos, meios e condições”, “Estratégias” e “Avaliação”. Alguns elementos do roteiro foram considerados importantes definidores e norteadores das ações dos professores estagiários. A dimensão de tempo destacou-se nesse caso, pois o elemento “Tempo disponível” foi muito ressaltado pelos estagiários como cerceador de suas ações docentes. Outro aspecto revelador nessa pesquisa diz respeito ao repertório do professor, pois o estudo revelou que os conhecimentos, as destrezas e as habilidades dos professores estagiários eram explorados quando eles empregavam estratégias de ensino por meio de, por exemplo, analogias e improvisações. Desse modo, a pesquisa realizada por meio da análise de relatórios de professores estagiários de Biologia com base no estudo do tema acrescentou alguns desdobramentos em roteiros de planejamento de ensino amplamente difundidos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Planejamento de ensino | pt_BR |
dc.title | Planejamento do ensino : ações e reflexões de professores estagiários de biologia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000855854 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Ciências Biológicas (1180)