Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLindau, Luis Antoniopt_BR
dc.contributor.authorDexheimer, Leticiapt_BR
dc.date.accessioned2012-11-24T01:43:54Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/61381pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem por finalidade modelar a pegada ecológica de incidentes rodoviários que interrompem o fluxo normal de circulação. A pegada ecológica é um indicador que mede o impacto das atividades humanas em quantidades de áreas de terra, água e energia utilizadas para sustentar uma população de determinada região. Em transportes, esse impacto é medido pela área hipotética que deveria ser reservada para a absorção do CO2 emitido que tem constituído, nos últimos anos, a fatia mais significativa das pegadas ecológicas na maioria dos países. A vantagem de utilizar essa abordagem reside na facilidade de entendimento, na simplicidade e na utilização de uma unidade única de comparação entre emissões de diferentes setores. O método proposto e aplicado neste trabalho proporciona a identificação dos impactos dos incidentes, particularmente acidentes viários e obras de manutenção viária, em termos de pegada ecológica. O estudo de caso constou de uma rodovia de pista simples cujas emissões foram avaliadas com a utilização de simulação de tráfego. Como resultado obteve-se uma pegada ecológica de cerca de 2.180 hectares decorrente dos incidentes ao longo de um ano de operação da via. Este valor corresponde a 4% da pegada ecológica da via em condições normais de operação. Ainda, os resultados indicam que os incidentes com maior impacto sobre o meio ambiente são as obras para a manutenção da rodovia que contribuem com 60% do total gerado pelos incidentes.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this study is to model the ecological footprint of road incidents that interrupt the normal flow of vehicles. The ecological footprint is an accounting framework that measures the impact of human activities considering amounts of land, water and energy areas used to sustain the population of a region. In transportation, this impact is measured by the hypothetical area required to absorb CO2 emissions from burning fossil fuels that has been responsible, over the last years, for the largest share of the ecological footprint of nations. The advantage of using this approach is the ease of understanding, simplicity and the use of a single unit for comparing emissions from different sectors. The method proposed and deployed in this work enables identifying the impact of incidents, basically road accidents and maintenance works, on the transportation ecological footprint. The case study was composed of a single lane highway whose emissions were evaluated with the use of traffic simulation. We obtained an ecological footprint of 2,180 ha due to road incidents over a period of one year. This corresponds to 4% of the ecological footprint of normal road operations. Results also indicate that the incidents with the greatest impact on the environment are the works for the maintenance of the highway which contribute with 60% of the total value.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subjectEcological footprinten
dc.subjectRoad incidentsen
dc.subjectPegada ecológicapt_BR
dc.subjectGHG emissionsen
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectRodoviaspt_BR
dc.titleA pegada ecológica dos incidentes rodoviáriospt_BR
dc.title.alternativeEcological footprint of road incidents en
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000864275pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples