Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchuch, Patricept_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Bruna Lopespt_BR
dc.date.accessioned2012-10-17T01:38:37Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/56519pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho buscou problematizar, a partir de uma aproximação etnográfica, o funcionamento da gestão democrática em uma escola da rede pública municipal de Capão da Canoa/RS. Docentes e discentes que atuam, ou atuaram, enquanto representantes em espaços como o Conselho Escolar e a equipe de direção foram tidos como interlocutores centrais nesta proposta, que se estrutura teoricamente a partir de contribuições de Michel Foucault e Marcio Goldman. Considera-se que o funcionamento da democratização da gestão da escola, dádiva ambivalente do Estado, tem uma dimensão positiva: reorganiza visibilidades de relações de força e incita uma problematização moral, acerca da política em suas relações com a educação, por parte dos indivíduos que ocupam a representação. Conclui-se com o reconhecimento da assimetria da relação dos indivíduos frente ao Estado, contudo, busca-se proliferar os sentidos dos afetos (ações e reações) que a concretização deste dispositivo legal suscita.pt_BR
dc.description.abstractLa présente étude a cherché à problématiser, avec une approche éthnographique, le fonctionnement de la gestion democratique dans une l'école municipale publique de Capão da Canoa/RS. Les enseignants et élèves qui sont, ou ont été, acteurs en tant que représentants dans les lieux de décision, tel que le Conseil Scolaire et l'équipe de direction, ont été les interlocuteurs principaux dans ce travail qui se structure théoriquement à partir des contributions de Michel Foucault et Marcio Goldman. On considère que le fonctionnement de la démocratisation dans la gestion de l'école, cadeau ambivalent de l'Etat, a une dimension positive : il réorganise la visibilité dans les rapports de force et encourage une remise en cause morale, au sujet de la politique dans ses relations avec l'éducation, par une partie des individus occupant des postes représentatifs. L'étude montre, en conclusion, l'asymétrie de la relation entre individus et Etat, et cependant cherche à multiplier les explications des affections (actions et réactions) que l'application de ce dispositif juridique suscite.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão democrática : Escolapt_BR
dc.subjectGestion democratique dans l'éducationes
dc.subjectPolitiquees
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.subjectSubjectivitées
dc.subjectAntropologia da educaçãopt_BR
dc.subjectPratiques de soies
dc.subjectCapão da Canoa (RS)pt_BR
dc.titleGestão democrática na educação : política, singularidades e práticas de si em uma escola municipalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000860904pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples