Gestão democrática na educação : política, singularidades e práticas de si em uma escola municipal
dc.contributor.advisor | Schuch, Patrice | pt_BR |
dc.contributor.author | Ribeiro, Bruna Lopes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-17T01:38:37Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/56519 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho buscou problematizar, a partir de uma aproximação etnográfica, o funcionamento da gestão democrática em uma escola da rede pública municipal de Capão da Canoa/RS. Docentes e discentes que atuam, ou atuaram, enquanto representantes em espaços como o Conselho Escolar e a equipe de direção foram tidos como interlocutores centrais nesta proposta, que se estrutura teoricamente a partir de contribuições de Michel Foucault e Marcio Goldman. Considera-se que o funcionamento da democratização da gestão da escola, dádiva ambivalente do Estado, tem uma dimensão positiva: reorganiza visibilidades de relações de força e incita uma problematização moral, acerca da política em suas relações com a educação, por parte dos indivíduos que ocupam a representação. Conclui-se com o reconhecimento da assimetria da relação dos indivíduos frente ao Estado, contudo, busca-se proliferar os sentidos dos afetos (ações e reações) que a concretização deste dispositivo legal suscita. | pt_BR |
dc.description.abstract | La présente étude a cherché à problématiser, avec une approche éthnographique, le fonctionnement de la gestion democratique dans une l'école municipale publique de Capão da Canoa/RS. Les enseignants et élèves qui sont, ou ont été, acteurs en tant que représentants dans les lieux de décision, tel que le Conseil Scolaire et l'équipe de direction, ont été les interlocuteurs principaux dans ce travail qui se structure théoriquement à partir des contributions de Michel Foucault et Marcio Goldman. On considère que le fonctionnement de la démocratisation dans la gestion de l'école, cadeau ambivalent de l'Etat, a une dimension positive : il réorganise la visibilité dans les rapports de force et encourage une remise en cause morale, au sujet de la politique dans ses relations avec l'éducation, par une partie des individus occupant des postes représentatifs. L'étude montre, en conclusion, l'asymétrie de la relation entre individus et Etat, et cependant cherche à multiplier les explications des affections (actions et réactions) que l'application de ce dispositif juridique suscite. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Gestão democrática : Escola | pt_BR |
dc.subject | Gestion democratique dans l'éducation | es |
dc.subject | Politique | es |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino público | pt_BR |
dc.subject | Subjectivité | es |
dc.subject | Antropologia da educação | pt_BR |
dc.subject | Pratiques de soi | es |
dc.subject | Capão da Canoa (RS) | pt_BR |
dc.title | Gestão democrática na educação : política, singularidades e práticas de si em uma escola municipal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000860904 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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