Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRamos, Paula Vivianept_BR
dc.contributor.authorStorck, Karinept_BR
dc.date.accessioned2012-10-12T01:35:19Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/56366pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho discute o lugar das artes visuais na educação formal, por meio da vivência com estudantes das séries finais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual de ensino, situada na zona central de Porto Alegre. A pesquisa se desenvolveu conjuntamente à disciplina de Estágio em Artes Visuais, e tem como principal objetivo pensar estratégias de aproximação do público escolar em relação à arte, mais especificamente à arte contemporânea. Para tanto, foram realizadas atividades de sondagem, visando conhecer as ideias deste público sobre o tema em questão; na sequência, foram elaboradas algumas propostas de ensino/aprendizagem, buscando estimular ou incrementar esse contato. A investigação, portanto, pauta-se no convívio, na proposição de alternativas, na realização de atividades mobilizadoras e na reflexão a partir dos resultados obtidos.pt_BR
dc.description.abstractThe present study discusses the position of the visual arts in formal education, through experience with students from the final grades of middle school in a state public school, situated in the central zone of Porto Alegre. The research was developed in conjunction with the Visual Arts Training, and has as main objective to think of strategies to approach the students in relation to art school, more specifically to contemporary art. To this end, probing activities were conducted, to determine the ideas of the public on the issue at hand, and then, some teaching/learning proposals have been prepared trying to stimulate or increase this contact. Therefore, the investigation is based on the interaction, in proposing alternatives, in carrying out activities, mobilizing and reflection from the results obtained.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArte : Educaçãopt_BR
dc.subjectArts educationen
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectPublic schoolen
dc.subjectContemporary arten
dc.subjectStrategiesen
dc.titleArte e escola : Relações do público escolar com a arte contemporânea e possíveis estratégias de aproximaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000860392pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples