Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTonin, Cléia Margarete Macedo da Costapt_BR
dc.contributor.authorStein, Teresinha Lunkespt_BR
dc.date.accessioned2012-08-28T01:39:21Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/54607pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata da organização de Grupos de Mulheres Rurais, no município de São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul, direcionando a atenção ao problema relacionado à Educação no campo – educação Não Formal das mulheres rurais, desenvolvida pela Empresa de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul / Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural, a EMATER-RS / ASCAR. A monografia teve como objetivo, entre outros, analisar a forma de organização experimentada pelos grupos de mulheres, focando as atividades realizadas, as dificuldades e as sugestões. O planejamento da pesquisa deu-se a partir da preocupação da discente, que atua como Extensionista Social Rural, através da Extensão Rural Pública - EMATER, no município supracitado. Esse estudo pretende chamar atenção sobre a importância da educação não-formal no meio rural, sobretudo quando se discute desenvolvimento rural. Aplicou-se um questionário entre mulheres participantes de todos os grupos do município e dessa investigação registraram-se os resultados através de um “censo” maior. No entanto, aprofundou-se a análise sobre a organização de um dos grupos e seus resultados discutidos e relacionados à percepção dos demais grupos. O estudo empírico, por meio de observações diretas e vivenciais junto aos grupos, permitiu identificar algumas atitudes como as posturas dialógicas, o refletir sobre a própria realidade, o exercício da livre expressão de opiniões e a tomada de decisões corajosas em busca de transformação, que mostram que houve um avanço no processo de educação das mulheres rurais. Sugere, também, cada vez mais, a educação não formal, através de processos organizativos autônomos, como um dos elementos estratégicos para o desenvolvimento rural. A estratégia de trabalho que apóia a formação e participação da mulher em processos organizativos, precisa ser ampliada e fortalecida, fazendo-se necessário a presença de maior número de extensionistas, que tenham uma constante postura reflexiva sobre a sua ação pedagógica, de modo que possibilite assumir com lucidez: a convivência, a crítica e a recriação social.pt_BR
dc.description.abstractThe present work describes the organization of rural women's groups in the city of San Francisco de Paula, Rio Grande do Sul, directing attention to the problems related to education in non-formal education field of rural women, developed by the Agricultural Extension Service. The monograph was aimed, among others, examine how the organization experienced by the group of women, focusing on activities, difficulties and suggestions. The research design was given from the student's concern, which acts as Rural Social extension through the company's Agricultural Extension Service, Emater-RS / Ascar, the abovementioned city. Thus, this study aims to call attention to the importance of non-formal education in rural areas, especially when discussing rural development. We applied a questionnaire among women participants in all groups of the city and those results were registered through a larger "census", however, the organization studies one of the groups were deepened and their results were discussed and related the perception of other groups. The empirical study, in the course of direct and practical observation groups identified a number of attitudes and dialogical postures reflect on the reality itself, the exercise of free expression of opinions and decision making in brave pursuit of transformation, showing that there have been advances in the education of rural women. It also suggests, increasingly, non-formal education through autonomous organizational processes as a strategic element for rural development. The working strategy that supports the formation and participation of women in organizational processes, needs to be expanded and strengthened, making it necessary the presence of greater numbers of extension workers, who have a constant reflective stance on their pedagogical action, so enabling take lucidly: coexistence, critique and social recreation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNon formal educationen
dc.subjectDesenvolvimento ruralpt_BR
dc.subjectWomen's groupsen
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectParticipationen
dc.subjectTrabalhadores ruraispt_BR
dc.subjectOrganizationen
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSocial capitalen
dc.subjectLocal developmenten
dc.subjectCapital socialpt_BR
dc.subjectSão Francisco de Paula (RS)pt_BR
dc.titleUm olhar sobre a educação não formal e os grupos de mulheres ruraispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRamos, João Daniel Dornelespt_BR
dc.identifier.nrb000854260pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationTecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distânciapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples