Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBergamaschi, Maria Aparecidapt_BR
dc.contributor.authorMouzer, Marcus Vinicius de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2012-05-26T01:36:25Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/49232pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho constitui-se num ensaio sobre os saberes Guarani e suas formas de gestão biocultural junto aos ambientes naturais, dos quais são parte e essência. Procura compreender princípios de ecologia histórica e naturalmente incorporados no saber-fazer dos Guarani em relação às práticas de manejo do ambiente. O texto está organizado em três partes: inicialmente configura referenciais teóricos que possam embasar uma construção de conhecimento sobre a natureza ou o meio ambiente conforme tenham se conduzido os Guarani historicamente e na atualidade, saberes estes que dialogam com outros autores, principalmente Maturana (1998; 2001; 2005; 2009) e Capra (1997; 2005). Numa segunda parte, a partir de simples observações de campo e diálogos com Guaranis interessados nessa construção, busca trazer possíveis elementos que venham a constituir uma cartilha ou livro sobre saberes ambientais ou cosmoecológicos. E nas considerações finais, teço algumas idéias sobre o trabalho como um todo, evidenciando que, se for considerada a construção equânime entre as distintas culturas de nossa sociobiodiversidade, a educação para culturas de sustentabilidade muito poderão aprender com os povos nativos (sul) brasileiros, especialmente os Guarani.pt_BR
dc.description.abstractThis work consists of an essay on the Guarani knowledge and ways of managing bio-cultural with natural environments, which are part and essence. Seeks to understand the principles of historical ecology and naturally incorporated into the expertise of the Guarani in relation to environmental management practices. The text is organized into three parts: theoretical framework initially set on which to base a construction of knowledge about the nature or the environment as the Guarani have behaved historically and at present, this knowledge that dialogue with other authors, especially Maturana (1998; 2001, 2005, 2009) and Capra (1997, 2005). In the second part, from simple field observations and conversations with Guarani interested in this construction, seeks to bring possible elements that would constitute a textbook or book on environmental knowledge or cosmoecológicos. And in closing remarks, I raise some ideas about the work as a whole, showing that if the building is considered equal among the different cultures of our socio-biodiversity, education for sustainability very cultures can learn from indigenous peoples (southern) Brazil, especially the Guarani.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIndios guaranispt_BR
dc.subjectGuarani knowledgeen
dc.subjectAnthropogenic forestsen
dc.subjectCosmo ecologyen
dc.subjectEcological sustainabilityen
dc.subjectAgroforestryen
dc.titleCartilha Agroflorestal Mbya Guarani Saberes Yva`apt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000835650pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples