Atitudes do consumidor em relação ao plástico verde : um estudo exploratório
View/ Open
Date
2011Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho teve como principal objetivo compreender qual a atitude dos consumidores em relação ao plástico verde de origem renovável (etanol da cana-deaçúcar). O grau de consciência ambiental, atitudes em relação ao consumo sustentável e intenção de compra de plástico verde também foram estudados. Avaliou-se também o nível de conhecimento sobre o plástico verde produzido pela Braskem e sobre algumas questões relativas à cana-de-açúcar. Este estudo exploratório contou com uma etapa qualitativ ...
Este trabalho teve como principal objetivo compreender qual a atitude dos consumidores em relação ao plástico verde de origem renovável (etanol da cana-deaçúcar). O grau de consciência ambiental, atitudes em relação ao consumo sustentável e intenção de compra de plástico verde também foram estudados. Avaliou-se também o nível de conhecimento sobre o plástico verde produzido pela Braskem e sobre algumas questões relativas à cana-de-açúcar. Este estudo exploratório contou com uma etapa qualitativa, com entrevistas individuais semiestruturadas, e uma etapa quantitativa, realizada com um survey aplicado a uma amostra por conveniência, através da técnica de bola de neve. Adaptações das escalas NEP e ECCB foram utilizadas no questionário para mensurar consciência ambiental e atitude em relação ao consumo sustentável, respectivamente. Os dados quantitativos foram submetidos à análise estatística. A amostra contou com homens e mulheres de nível alto de escolaridade e renda familiar elevada. Os resultados demonstraram que os respondentes tem atitude favorável em relação ao plástico verde e intenção de compra deste, além de apresentarem alto nível de consciência ambiental e atitude favorável, mas em menor grau, em relação ao consumo sustentável. Todos os fatores estudados apresentaram diferenças significativas entre alguns grupos. A regressão linear mostrou a correlação entre atitudes em relação ao plástico verde e consciência ambiental. Concluiu-se também que falta muito conhecimento a respeito do produto e do processo da obtenção da matériaprima. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License