Navegação Trabalhos Acadêmicos e Técnicos por Autor "Burigo, Elisabete Zardo"
Resultados 1-20 de 23
-
Uma abordagem diferenciada dos números racionais na forma fracionária
Prochnow, Karine Zangalli Schiling (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente estudo teve como objetivo detectar e descrever dificuldades no processo de ensino-aprendizagem do conjunto dos números racionais na forma fracionária. O trabalho é baseado em uma prática pedagógica realizada com ... -
Atividades para o desenvolvimento do pensamento algébrico no Ensino Fundamental
Braga, Bruno Bastos (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho apresenta uma investigação acerca do pensamento algébrico de alunos do Ensino Fundamental, através da experimentação de atividades que foram construídas com o intuito de auxiliar na compreensão de conceitos ... -
Blocos lógicos no ensino de matemática : experiências de professores nos anos 1970
Dahm, Francine (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]O trabalho consiste em uma pesquisa sobre a utilização dos blocos lógicos no ensino de matemática. Tem como objetivos tratar sobre o uso, o desuso e as possíveis contribuições dos blocos lógicos, questionando os motivos ... -
Construção de figuras tridimensionais a partir de representações planas : uma prática com alunos do ensino médio
Castro, Rebeca Ferreira da Costa de (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho apresenta uma investigação que teve como objetivo verificar se, e como, a construção de figuras tridimensionais a partir de figuras planas pode auxiliar os alunos a desenvolverem habilidades espaciais, assim ... -
A contextualização da porcentagem na educação de jovens e adultos (EJA) : uma experiência em sala de aula
Slongo, Marcelo Izidoro (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar e discutir o relato de uma atividade pedagógica envolvendo a contextualização no ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na maioria das ... -
Desenho geométrico como ferramenta de aprendizagem de Geometria
Dutra Júnior, Fernando (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho tem com objetivo analisar o uso de Desenho Geométrico como ferramenta de aprendizagem de Geometria no Ensino Médio. Comentamos alguns momentos do desenvolvimento histórico do ensino da Geometria e do Desenho ... -
Uma discussão sobre generalizações no ensino fundamental
Baltazar Junior, Rene Carlos Cardoso (2008) [Trabalho de conclusão de graduação]Embora não haja um consenso entre os educadores sobre o que é generalização, todos reconhecem sua importância e seu papel na Educação Matemática. Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir esses pensamentos no ... -
Ensino de frações via as concepções parte/todo, quociente e medida
Breitenbach, Helena Massignam (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]O objetivo deste trabalho foi relatar e discutir a implementação de uma proposta de ensino envolvendo a experimentação de abordagens alternativas para o ensino do conceito de fração. Decidiu-se desenvolver este trabalho ... -
Estudo da formação e trajetória profissional dos egressos do curso de licenciatura em matemática da UFRGS
Ferreira, Jones André Conceição (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho é produto de uma investigação com os egressos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, diplomados nesta instituição no período de 2008 a 2013. Com o objetivo ... -
Estudo de caso sobre o ensino de análise combinatória
Silva, Carla Soares (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]A proposta deste trabalho é relatar uma pesquisa realizada com alunos do Ensino Médio do Instituto Estadual Rio Branco, que participaram de uma oficina na qual foram aplicados dois jogos envolvendo conceitos de Análise ... -
Experiências de estudantes de escola pública com a matemática escolar e sua mobilização para o acesso ao ensino superior
Silva, Daniella Thiemy Sada da (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho buscou conhecer motivos pelos quais egressos de escola pública não concorreriam pelas vagas reservadas aos cotistas desse grupo no Concurso Vestibular da UFRGS e, em particular, se esses motivos estariam ... -
A implantação do "Ensino Médio Politécnico" no Rio Grande do Sul : um estudo de caso
Cacuri, Fabiana Cristina Staub (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]O objetivo do presente trabalho é investigar a implantação da Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul, nos primeiros meses de 2012, através de um estudo de caso realizado em uma escola ... -
Uma investigação sobre o ensino de probabilidade e análise combinatória
Gonzaga, Fábio Luis de Oliveira (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]A proposta desse trabalho é relatar uma pesquisa efetuada com professores de Matemática do Ensino Médio sobre as dificuldades no ensino dos conteúdos de Probabilidade e Análise Combinatória. A pesquisa foi realizada através ... -
Lógica & Ação : uma abordagem para enigmas de raciocínio lógico
Collares, Bruno Marques (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho apresenta uma experimentação de uma proposta de atividade para o Ensino Médio que envolve a resolução de enigmas lógicos. Uma justificativa para a escolha do tema é apresentada tomando a escola e o aluno ... -
A matemática utilizada pelos técnicos em eletroeletrônica na indústria automobilística
Pereira, Erotide Rodrigues (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]O objetivo deste trabalho é verificar, junto aos técnicos em eletroeletrônica do setor automotivo de uma indústria da região metropolitana de Porto Alegre, quais os conhecimentos matemáticos utilizados no dia-a-dia do seu ... -
Memórias do ensino de matemática na escola primária : Escola Rural Santa Inês
Peixoto, Fernando Augusto Braun (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho consiste em uma investigação sobre o ensino de Matemática em uma Escola Primária Rural, do município de São Luiz Gonzaga, Rio Grande do Sul – Escola Rural de Santa Inês – a partir de narrativas de antigos ... -
Narrativas de licenciatura sobre o uso de livros e materiais didáticos na elaboração de planos de aula nos estágios em educação matemática
Laste, Leandro Matias (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho consiste em um estudo sobre a utilização do livro didático pelos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na elaboração de seus planos de aula. ... -
Números decimais: dificuldades e propostas para o ensino e o aprendizado de alunos de 5ª e 6ª séries
Espinosa, Carlos Eduardo (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente estudo teve por objetivo detectar e descrever dificuldades no processo de aprendizagem, especialmente os relativos à construção do conceito, à compreensão do significado e à ordenação dos números decimais de ... -
Uma proposta para o ensino de noções de Cálculo no Ensino Médio
Oliveira, Fernando Rodrigues de (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho pretende discutir uma proposta de inclusão do ensino de noções de Cálculo Diferencial no Ensino Médio. Também comento a inclusão do ensino de Cálculo no currículo escolar e como é abordado atualmente em alguns ... -
Reflexões sobre o cotidiano escolar e a relação dos alunos com o saber
Dergam, Maria Josefina Dutrenit (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho investiga, a partir de uma prática de ensino aprendizagem em matemática, se é possível provocar em estudantes reflexões no que concerne às suas relações com o saber e com o ato de aprender matemática. As ...