Ponto-gatilho miofacial : histórico e métodos de identificação
Fecha
2011Autor
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Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Neste trabalho realizamos uma revisão da literatura específica sobre o histórico dos pontos-gatilho miofasciais e a metodologia utilizada na identificação dos mesmos. A presença destes pontos-gatilho (trigger points na língua Inglesa) tem caracterizado uma síndrome conhecida como Síndrome Dolorosa Miofascial, prevalente na população adulta ativa, e que historicamente é sub-diagnosticada por requerer profissional especializado e treinado para estabelecer seu diagnóstico, o qual é realizado atrav ...
Neste trabalho realizamos uma revisão da literatura específica sobre o histórico dos pontos-gatilho miofasciais e a metodologia utilizada na identificação dos mesmos. A presença destes pontos-gatilho (trigger points na língua Inglesa) tem caracterizado uma síndrome conhecida como Síndrome Dolorosa Miofascial, prevalente na população adulta ativa, e que historicamente é sub-diagnosticada por requerer profissional especializado e treinado para estabelecer seu diagnóstico, o qual é realizado através de exame físico. Portanto, este trabalho tem como objetivo geral aprofundar os conhecimentos sobre a eficiência da utilização de diferentes métodos de identificação de pontos-gatilho miofasciais. Além disso, também se procurou revisar as teorias de formação dos pontos-gatilho. A metodologia utilizada de revisão de literatura envolveu as seguintes etapas: caracterização da investigação, identificação das fontes, localização das fontes, organização do material, fichamento dos dados, análise e interpretação e redação. Os seguintes tópicos serão abordados na revisão de literatura: processo de formação de pontos-gatilho (primeira descrição na literatura), principais correntes, evolução dos pontos-gatilho, propriedades fisiológicas e subdivisão dos métodos de identificação. Este trabalho conclui que dentre os métodos diagnósticos analisados (algometria de pressão, termografia, ultrasonografia e eletromiografia) a eletromiografia apresenta resultados mais precisos fazendo a distinção entre pontos-gatilho ativos e latentes. Porém, mais estudos são necessários para a identificação precisa dos mecanismos desencadeadores dos pontos-gatilho, assim como novas formas de avaliação. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37368)Tesinas Educación Física (1260)
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