Lomba do Pinheiro, memória, informação e cidadania : vozes, olhares e expectativas de seus agentes e atores sociais
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2011Author
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Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho tem como objetivo analisar o Programa Lomba do Pinheiro: Memória, Informação e Cidadania na perspectiva dos sujeitos envolvidos, nas categorias de professores e alunos da Universidade e moradores da comunidade que dele participaram. Relata as quatro ações de extensão em andamento: os projetos de Educação para o Patrimônio, Museu de Rua, História Oral e Turismo Comunitário. Discute o processo de criação do Programa, proposto como um programa de extensão, que busca, através da inter ...
Este trabalho tem como objetivo analisar o Programa Lomba do Pinheiro: Memória, Informação e Cidadania na perspectiva dos sujeitos envolvidos, nas categorias de professores e alunos da Universidade e moradores da comunidade que dele participaram. Relata as quatro ações de extensão em andamento: os projetos de Educação para o Patrimônio, Museu de Rua, História Oral e Turismo Comunitário. Discute o processo de criação do Programa, proposto como um programa de extensão, que busca, através da interação entre o curso de Museologia da UFRGS e o Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro, criar alternativas para promover o desenvolvimento e a mudança social daquela comunidade. Apresenta o processo de realização da investigação, sob abordagem qualitativa, na forma de um estudo de caso, reunindo os depoimentos dos sujeitos da pesquisa através de formulários e entrevistas informais. Apresenta uma reflexão teórica em torno da função social da universidade, do papel da extensão universitária, da função social e inclusiva da Museologia, proposta pela Nova Museologia e os museus comunitários como seus instrumentos de ação. Os depoimentos revelaram o entendimento de moradores e estudantes sobre patrimônio e museu comunitário. Os resultados indicaram que o Programa contribuiu para desenvolver o conceito de patrimônio histórico, cultural e social e elevar a auto-estima dos moradores. Acrescentou conhecimento prático aos alunos do curso de Museologia envolvidos nas ações. Conclui que a continuação do Programa acrescentará maiores ganhos a ambos os parceiros. Sugere-se que no decorrer do Programa as ações sejam ampliadas por meio de projetos que constam na proposta inicial, visando atender outros grupos da comunidade. ...
Abstract
The following work aims to analyze the program "Lomba do Pinheiro: Memory, Information and Citzenship" from the perspective of the subjects involved in the categories of teachers and students of the University, as well as the community resident members who have participated on its development. It reports and describes the four ongoing extension actions: the projects for Heritage Education, The Street Museum, Oral History and Community Tourism. It discusses the process of creating the program, p ...
The following work aims to analyze the program "Lomba do Pinheiro: Memory, Information and Citzenship" from the perspective of the subjects involved in the categories of teachers and students of the University, as well as the community resident members who have participated on its development. It reports and describes the four ongoing extension actions: the projects for Heritage Education, The Street Museum, Oral History and Community Tourism. It discusses the process of creating the program, proposed as an extension program that seeks, through the interaction between the Museology course at UFRGS and the Community Museum of Lomba do Pinheiro, creating alternatives to promote social development on that community. The work presents the process of conducting research, a qualitative approach in the form of a case study, bringing together the testimonies of the research subjects through forms and informal interviews. It presents a theoretical reflection about the university's social function, the role of university extension, the social inclusive function of Museology, proposed by the New Museology, and community museums as its instruments of action. The hearings revealed the understanding of residents and students about the heritage and community museum. The results indicated that the program helped to develop the concept of historical, cultural and social development and raise the self-esteem of residents. It added practical knowledge to the students of Museology involved in the actions. It brings to a conclusion that the maintenance of the program will increase gains to both partners. It is suggested that during the program the actions would be expanded through projects contained in the original proposal, aiming to attend other community groups. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Museologia: Bacharelado.
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