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dc.contributor.advisorSlongo, Luiz Antoniopt_BR
dc.contributor.authorLetti, Francisco José Michelinpt_BR
dc.date.accessioned2012-04-18T01:21:50Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/39232pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo analisar as redes sociais virtuais como veículo para ações de marketing quando da sua utilização por empresas. Em busca de alcançar este objetivo, primeiramente é feita a fundamentação teórica dos respectivos assuntos: ciberespaço, internet no Brasil e no mundo, redes sociais, redes sociais virtuais, marketing, mix de marketing, marketing de relacionamento e marketing na internet. Posteriormente, em sua etapa de coleta de dados, utiliza um viés qualitativo, fazendo uso de dados quantitativos apenas para embasamento de suas análises qualitativas. Utiliza-se de referência bibliográfica de fontes secundárias para a escolha das duas redes sociais a serem estudadas em profundidade. Foram também realizadas entrevistas em profundidade com dois grupos de respondentes: usuários de redes sociais e especialistas em marketing em redes sociais. Estas entrevistas tiveram o objetivo de obter informações sobre a percepção de cada um dos grupos no que diz respeito às ações de marketing de empresas nas redes sociais virtuais. Adicionalmente, analisou-se a presença de duas empresas brasileiras nas redes sociais selecionadas e de como elas fazem uso desta presença como veículo para suas ações de marketing. Confrontado os dados levantados à luz da teoria estudada conclui-se que as empresas devem, obrigatoriamente, estar onde seus consumidores estão. Fazendo uso dos dados deste estudo, fica claro que as empresas devem estar presentes nas redes sociais virtuais. Avalia que, embora não exista certo ou errado e o que pode funcionar para uma empresa pode não funcionar para outra, existem pontos relevantes a serem considerados nas ações de marketing dentro das redes sociais. Entender esta rede como um canal do usuário, onde ele é o protagonista e senhor do que deseja consumir, é um aspecto fundamental. Por fim, recomenda-se que seja ampliado o estudo acadêmico e prático sobre o assunto, a fim de se possam conhecer novos caminhos e afirmar convicções.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectCanais de marketingpt_BR
dc.titleRedes sociais virtuais como veículo de marketing para empresaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000825169pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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