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dc.contributor.advisorFreitas, Henrique Mello Rodrigues dept_BR
dc.contributor.authorKaufmann, Bruno Pazpt_BR
dc.date.accessioned2012-04-18T01:21:48Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/39227pt_BR
dc.description.abstractServiços e inovação guiam a atual economia, porém, existe uma limitação na literatura acadêmica a respeito da interação destas duas forças. Neste sentido, Barras, em 1986, estabeleceu um dos modelos mais representativos referentes à inovação em empresas de serviços. O “Ciclo Reverso de Produto” (“Reversed Product Cycle” - RPC, da sigla em inglês) argumenta que organizações provedoras de serviços, sustentadas pela adoção e avanços em Tecnologia da Informação (TI), seguem o sentido oposto de evolução da inovação quando comparadas ao modelo clássico de progressão da inovação encontrada em produtos manufaturados. Por mais que tenha representado um importante marco na diferenciação dos efeitos provenientes de serviços aos da predominante ótica industrial, este modelo, desde sua criação, possui diversas problemáticas que são reforçadas pelo ambiente altamente tecnológico e dinâmico presente nos dias de hoje. Neste cenário, serviços empresariais intensivos em conhecimento (“Knowledge-Intensive Business Services” – KIBS, da sigla em inglês) desempenham um papel fundamental na disseminação da inovação em diversas indústrias. Suas aplicações estão intimamente ligadas a soluções customizadas coproduzidas para atender necessidades específicas de seus clientes que, pelo estudo de caso de um processo em andamento, parecem trazer de volta o padrão de inovação defendido pelo modelo RPC. Este estudo pretende analisar esta hipótese revisitando o modelo RPC através da ótica deste corrente processo de inovação exercido por um KIBS.pt_BR
dc.description.abstractServices and innovation are the drivers of today’s economy, yet, there is a lack on academic literature on what matter the interactions between these two forces. On that sense, Barras, in 1986, established one of the most representative models regarding innovation within service firms. The “Reverse Product Cycle” (RPC) argue that service firms, trigged by IT advancements, would follow an opposite innovation evolution if compared to the classic manufactured view of novelty progress. Besides representing an important breakthrough on the services differentiation from the predominant industry view, it was replete of problematic that are now reinforced by the present high dynamic environment. On that present scenario, the role knowledge-intensive business services (KIBS) play is of crucial importance to innovation dissemination within a diversity of industries. It features are intrinsically related to tailored co-produced solutions to specific clients requirements that, by the case study of an ongoing KIBS shared solution development, seems to bring back the innovation pattern defended by the RPC model. The present study aims to analyze this hypothesis and revisit the RPC model through the optics of current KIBS innovation process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectServices innovationen
dc.subjectServiçospt_BR
dc.subjectKIBSen
dc.subjectVantagem competitivapt_BR
dc.subjectRPC modelen
dc.titleO ciclo reverso de produto revisitadopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000820920pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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