Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilveira, Teniza dapt_BR
dc.contributor.authorAbichequer, Caio Cesar Hexselpt_BR
dc.date.accessioned2012-04-18T01:21:46Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/39224pt_BR
dc.description.abstractNo setor de varejo, houve um aumento na competitividade nos últimos anos, em função disto, as empresas devem tomar medidas para se diferenciar no mercado. Neste trabalho optou-se por elaborar o planejamento estratégico de uma franqueadora de calçados e acessórios, com a intenção de traçar objetivos e metas estratégicas necessárias para a empresa, bem como viabilizar a antecipação das tomadas de decisões frente aos concorrentes. Primeiramente, foi definida a filosofia da empresa, nesta foram estabelecidos os conceitos de negócio, missão, visão e valores. Após, foram coletados os dados primários e secundários necessários para o estudo do ambiente interno e externo e realizar a análise FOFA (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças). Através desta análise, se identificou quais estratégias são adequadas para serem adotadas pela organização. As estratégias de desenvolvimento foram as predominantes, seguidas das de crescimento, como expandir da rede de lojas, explorar o mercado multimarcas e o comércio eletrônico. A diretoria da empresa colaborou com a realização do trabalho, reconheceu sua utilidade e tem planos para iniciar sua aplicação e pretende dar continuidade ao presente trabalho realizado com utilização da ferramenta Balanced Scorecard.pt_BR
dc.description.abstractThere was an increase in the competitiveness of the retail business in the last years; so, the companies must take measures to stand out in the market. In this study it was decided to prepare a strategic planning of footwear and accessories franchising company with the purpose of define strategic goals and targets needed for the company, and also, enable the anticipation of the decision making process before the competitors. First, we defined the companies' philosophy, with the concepts of business, mission, vision and values. After, the primary and secondary data needed for the study of the internal and external environment and for the SWOT analysis (strengths, weaknesses, opportunities and threats) were colleted. The SWOT analysis permitted to identify witch strategies were appropriate to be used by the company. Development Strategies were predominant, followed by growth strategies, such as expand the store network and explore multi-brands market and the electronic commerce. The company board cooperate with the completion of this study and acknowledged its usefulness and it has plans to start its application and intends to follow up this work applying the Balanced Scorecard tool.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStrategyen
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectFranchisingen
dc.subjectFranquiapt_BR
dc.subjectStrategic planningen
dc.subjectCalçadospt_BR
dc.subjectSWOTen
dc.titleElaboração de planejamento estratégico : estudo em uma empresa franqueadora de calçados e acessóriospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000823613pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples