Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAntonello, Cláudia Simonept_BR
dc.contributor.authorRiccardi, Danielle Karstpt_BR
dc.date.accessioned2012-04-18T01:21:40Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/39217pt_BR
dc.description.abstractO estudo tem como objetivo principal identificar e analisar as percepções dos alunos formandos sobre as competências adquiridas ao longo do curso de graduação em Administração de Empresas. Para compreender essa realidade, uma pesquisa realizada em 2009 na Universidade Presbiteriana Mackenzie foi parcialmente re-aplicada aos acadêmicos do último ano do curso de graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A análise dos resultados foi realizada com base no modelo proposto por Godoy e Antonello (2009) apoiado no modelo de Cheetham e Chivers (2005). A pesquisa contribuiu para esclarecer que, de maneira geral, a percepção dos discentes é de que a UFRGS tem conseguido desenvolver as competências sugeridas pela instituição e pelas diretrizes curriculares nacionais; entretanto, observa-se uma lacuna no sistema de ensino quando as competências analisadas são relacionadas às competências técnico-profissionais. O corpo docente, por sua vez, pode refletir sobre o resultado e reavaliar, dentre outros aspectos, o método de ensino no que diz respeito a aproximação da teoria à prática através de estudos de caso e visitas às organizações, atividades que oferecem palco valioso para o aprimoramento dos administradores egressos.pt_BR
dc.description.abstractThe study aims at identifying and analyzing the perceptions of senior students about the skills acquired throughout the undergraduate course in Business Administration. To understand this fact, a research conducted in 2009 at the Mackenzie Presbyterian University, was partially re-applied to the last academic year of graduate in Business Administration from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). The assessment was based on the model proposed by Godoy and Antonello (2009) based on the model of Cheetham and Chivers (2005). The research has contributed to clarify that, in general, the perception of the students of UFRGS is positive regarding the institution´s development of the skills suggested by the institution and the national curriculum guidelines. However, there is a gap in the education when the skills are related to technical-professional skills. The faculty, in turn, should mull over the results and examine the method of teaching regarding the approach of theory to practice through case studies and visits to organizations, activities which offer a valuable ground for the improvement of graduate business administrators.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectManagement educationen
dc.subjectDesenvolvimento de competênciaspt_BR
dc.subjectSkills and abilitiesen
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectSkills assessmenten
dc.subjectCurso de administraçãopt_BR
dc.subjectGraduationen
dc.titleO desenvolvimento das competências de alunos formandos do curso de administração de uma universidade públicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000824670pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples