Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTonin, Cléia Margarete Macedo da Costapt_BR
dc.contributor.authorRomeiro, Katia Lucianept_BR
dc.date.accessioned2012-03-28T01:22:12Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/38146pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem o propósito de discorrer acerca das relações entre o Projeto Político-Pedagógico de uma escola da zona rural, sua proposta curricular e a valorização da vida no campo e contribuições para a diminuição do êxodo rural. Como objetivo geral, este estudo visou analisar se ocorrem as adaptações curriculares em escolas rurais, partindo da análise do Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Candinha Saraiva, escola rural do município de Arroio dos Ratos, em relação à vida no campo, e sua contribuição para diminuição do êxodo rural, pretendendo-se compreender como a utilização de adaptações curriculares, consideradas como um conjunto de estratégias que possibilitam ao professor readaptar a proposta curricular, atende às necessidades de cada aluno e escola. Trata-se de um estudo qualitativo, de caso, com pesquisa aplicada, método exploratório com análise teórico-documental. Além de observação participante, foram entrevistadas três professoras e a Diretora da Escola, além da Coordenadora da Secretaria Municipal de Educação. Chegou à conclusão que o PPP da Escola não se volta à realidade do aluno do campo e carece de adaptações curriculares, sendo necessário reformular o Projeto Político-Pedagógico da Escola, de forma que inclua a adoção do Sistema Educacional da Escola Familiar Agrícola, com desenvolvimento da Pedagogia da Alternância para se tornar ferramenta de auxílio na diminuição do êxodo rural, bem como na conquista da cidadania pelo homem do campo dessa comunidade, assim a Educação do Campo, com cumprimento da legislação vigente, estaria a serviço da conquista de respeito e valorização da população rural.pt
dc.description.abstractThe present work has the intention to discourse concerning the relations between the Politician-Pedagogical Project of a school of the agricultural zone, its proposal curricular and the valuation of the life in the field and contributions for the reduction of the agricultural exodus. As objective generality, this study it aimed at to analyze if the curricular adaptations in agricultural schools occur, breaking of the analysis of the Politician-Pedagogical Project of the Municipal School of Basic Education Candinha Teacher Hail, agricultural school of the city of Little stream of the Rats, in relation to the life in the field, and its contribution for reduction of the agricultural exodus, intending itself to understand as the use of curricular adaptations, considered as a set of strategies that make possible the professor to readjust the proposal curricular, takes care of to the necessities of each pupil and school. It is dealt to a qualitative study, case, with applied research, exploratório method with theoreticiandocumentary analysis. Beyond participant comment, three teachers had been interviewed and the Director of the School, beyond the Coordinator of the City department of Education. It arrived at the conclusion that the PPP of the School is not turned to the reality of the pupil of the field and lacks of curricular adaptations, being necessary to reformulate the Politician-Pedagogical Project of the School, of form that the adoption of the Educational System of Agricultural the Familiar School includes, with development of the Pedagogia of the Alternation if to become tool of aid in the reduction of the agricultural exodus, as well as in the conquest of the citizenship for the man of the field of this community, thus the Education of the Field, with fulfilment of the current law, would be the service of the respect conquest and valuation of the population agricultural.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAgricultural zoneen
dc.subjectDesenvolvimento ruralpt_BR
dc.subjectEducation of the fielden
dc.subjectEscola ruralpt_BR
dc.subjectPolitician-pedagogical projecten
dc.subjectÊxodo ruralpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectSchool agricultural familyen
dc.subjectPedagogia of the alternationen
dc.subjectArroio dos Ratos (RS)pt_BR
dc.titleA proposta curricular de uma escola rural e sua contribuição para a valorização da vida no campo : estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Candinha Saraiva, no município de Arroio dos Ratospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRamos, João Daniel Dornelespt_BR
dc.identifier.nrb000819617pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationTecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distânciapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples