A literatura infantil no processo educacional : despertando os valores morais
dc.contributor.advisor | Ferreira, Gloria Isabel Sattamini | pt_BR |
dc.contributor.author | Mallmann, Michelle de Carvalho | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-03-16T01:19:49Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/37538 | pt_BR |
dc.description.abstract | Aborda o uso da Literatura Infantil no processo educacional e de formação da moral. A contextualização teórica trata dos temas que envolvem processo educacional, bibliotecas escolares, hora do conto, literatura infantil, moral e formação da moral. Tem como objetivo principal verificar o uso da Literatura Infantil como recurso no processo educacional para a construção de valores morais nas bibliotecas escolares. Adota a metodologia qualitativa, utilizando o estudo de casos múltiplos. Para a coleta de dados, faz uso de um questionário, aplicado às bibliotecárias de bibliotecas escolares selecionadas. Analisa os dados coletados a partir dos questionários. Os resultados mostram que existe uma falta de interação entre os mediadores da Literatura infantil (educadores e bibliotecários) o que dificulta o melhor desempenho no processo educacional. Conclui que os bibliotecários reconhecem que a Literatura infantil exerce um papel na formação da moral na criança, pois se sabe que ela passa muitos ensinamentos e seu uso deve ser estimulado, desde que de forma lúdica. Recomenda a reflexão das histórias narradas na hora do conto e uma parceria entre os mediadores da Literatura infantil. | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis is an attempt to analyze the use of Children's Literature in the educational process and training of morality. The theoretical context deals with issues involving the educational process, school libraries, storytelling, children's literature, moral and formation of moral. It has as main purpose to verify the use of Children's Literature as a resource in the educational process for the construction of moral values in school libraries. It uses qualitative methodology, using multiple case studies. For the data collection, makes use of a questionnaire applied to the librarians of selected school libraries. It analyses collected data from the questionnaires. The findings show that there is a lack of interaction between mediators of children's literature (teachers and librarians) and this can act as an obstacle to the best performance in the educational process. Concludes that librarians recognize that children's literature plays a role in the formation of morality in children, because it is known that it conveys a lot of teaching and its use should be encouraged as long as in a playful manner. Recommends the reflection of the stories and storytelling in a partnership between the mediators of children’s literature. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Biblioteca escolar | pt_BR |
dc.subject | Children's literature | en |
dc.subject | Education process | en |
dc.subject | Hora do conto | pt_BR |
dc.subject | School libraries | en |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Story time | en |
dc.subject | Moral values | en |
dc.subject | Moral education | en |
dc.title | A literatura infantil no processo educacional : despertando os valores morais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000819868 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Biblioteconomia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License