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dc.contributor.advisorFerreira, Gloria Isabel Sattaminipt_BR
dc.contributor.authorMallmann, Michelle de Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2012-03-16T01:19:49Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37538pt_BR
dc.description.abstractAborda o uso da Literatura Infantil no processo educacional e de formação da moral. A contextualização teórica trata dos temas que envolvem processo educacional, bibliotecas escolares, hora do conto, literatura infantil, moral e formação da moral. Tem como objetivo principal verificar o uso da Literatura Infantil como recurso no processo educacional para a construção de valores morais nas bibliotecas escolares. Adota a metodologia qualitativa, utilizando o estudo de casos múltiplos. Para a coleta de dados, faz uso de um questionário, aplicado às bibliotecárias de bibliotecas escolares selecionadas. Analisa os dados coletados a partir dos questionários. Os resultados mostram que existe uma falta de interação entre os mediadores da Literatura infantil (educadores e bibliotecários) o que dificulta o melhor desempenho no processo educacional. Conclui que os bibliotecários reconhecem que a Literatura infantil exerce um papel na formação da moral na criança, pois se sabe que ela passa muitos ensinamentos e seu uso deve ser estimulado, desde que de forma lúdica. Recomenda a reflexão das histórias narradas na hora do conto e uma parceria entre os mediadores da Literatura infantil.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis is an attempt to analyze the use of Children's Literature in the educational process and training of morality. The theoretical context deals with issues involving the educational process, school libraries, storytelling, children's literature, moral and formation of moral. It has as main purpose to verify the use of Children's Literature as a resource in the educational process for the construction of moral values in school libraries. It uses qualitative methodology, using multiple case studies. For the data collection, makes use of a questionnaire applied to the librarians of selected school libraries. It analyses collected data from the questionnaires. The findings show that there is a lack of interaction between mediators of children's literature (teachers and librarians) and this can act as an obstacle to the best performance in the educational process. Concludes that librarians recognize that children's literature plays a role in the formation of morality in children, because it is known that it conveys a lot of teaching and its use should be encouraged as long as in a playful manner. Recommends the reflection of the stories and storytelling in a partnership between the mediators of children’s literature.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectChildren's literatureen
dc.subjectEducation processen
dc.subjectHora do contopt_BR
dc.subjectSchool librariesen
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectStory timeen
dc.subjectMoral valuesen
dc.subjectMoral educationen
dc.titleA literatura infantil no processo educacional : despertando os valores moraispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000819868pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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