Show simple item record

dc.contributor.advisorTeixeira, Maria do Rocio Fontourapt_BR
dc.contributor.authorKöhn, Angélica Xavier Onopt_BR
dc.date.accessioned2012-03-14T01:20:28Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37472pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia apresenta uma análise do papel da gestão do conhecimento na rede social Vigilantes do Peso e identifica de que forma orientadoras e orientandos contribuem para a produção e a disseminação do conhecimento. Revisa os conceitos instrumentais sobre informação, conhecimento, construção e gestão do conhecimento, disseminação de informações e produção do conhecimento, através da colaboração e interatividade em rede. O objetivo geral de pesquisa foi analisar o processo de gestão do conhecimento dentro da organização Vigilantes do Peso. A metodologia utilizada foi o estudo de caso. Os dados foram coletados através de entrevistas, questionários, observações participantes e documentos. Verificou-se que as redes sociais têm um papel importantíssimo na sociedade, e que o Vigilantes do Peso é uma rede social com mais de um milhão de pessoas espalhadas pelo mundo, que se reúnem a intenção de compartilhar informações, conhecimentos e trocar experiências com o objetivo de emagrecer, fazer a manutenção desse emagrecimento e mudar hábitos e estilo de vida. Conclui-se que a organização pratica a gestão do conhecimento. Sugere-se que a organização aplique as ferramentas administrativas, já implantadas na matriz que tem sede em Nova York nos EUA, aqui no Brasil. Propõe-se, ainda, que o portal brasileiro da organização tenha as mesmas ferramentas de interatividade e colaboração que o portal americano.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph presents an analysis of the role of knowledge management in the social network of Weight Watchers and identifies how and guiding mentorees contribute to the production and dissemination of knowledge. Reviews the instrumental concepts of knowledge building and knowledge management, information dissemination, and production of knowledge through collaboration and network interactivity. The general objective of the research was to analyze the level of knowledge management in the organization Weight Watchers. The methodology used was case study. Data were collected through interviews, questionnaires, participant observation and documents. There was found that social networks have an important role in society, and Weight Watchers is a social network with more than one million people around the world who meet with the specific purpose of sharing information, knowledge and exchange experiences in order to lose weight to maintain that weight loss and changing habits and lifestyle. It is concluded that the organization practices knowledge management. It is suggested that the organization applies the administrative tools, as implemented in the array, here in Brazil. It is proposed, also, that the Brazilian site of the organization apply the same tools of interactivity and collaboration that the organization's portal of the United States.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectKnowledge managementen
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectConstruction of knowledgeen
dc.subjectSocial networksen
dc.subjectWeight watchersen
dc.subjectCase studyen
dc.titleA gestão do conhecimento aplicada no Vigilantes do Peso : um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000819844pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record