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dc.contributor.advisorBonotto, Martha Eddy Krummenauer Klingpt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Amanda Portopt_BR
dc.date.accessioned2012-03-14T01:20:28Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37470pt_BR
dc.description.abstractEstudo exploratório que analisa a oferta da atividade de hora do conto para crianças surdas em bibliotecas públicas situadas em Porto Alegre. O referencial teórico discute uma das missões das bibliotecas públicas, que é a de basear seus serviços na igualdade de acesso para todos. Apresenta os surdos através de um breve histórico de suas lutas e conquistas por mais espaço na sociedade. Além disso, apresenta a questão da narração de histórias, com argumentos sobre a importância desta atividade para o desenvolvimento infantil. A entrevista foi utilizada como o instrumento de coleta de dados e foi aplicada às bibliotecárias-chefe das bibliotecas participantes da pesquisa. A análise dos dados constata, dentre outras coisas, que a hora do conto não é oferecida para crianças surdas nas bibliotecas públicas, sendo a falta de contadores de histórias qualificados na Língua Brasileira de Sinais um dos principais motivos. Por fim são elencadas sugestões para auxiliar na melhoria do atendimento das bibliotecas públicas em relação ao público infantil surdo.pt_BR
dc.description.abstractExploratory studythat examines the availability of the activity of storytelling for deafchildren in public libraries located in Porto Alegre. The theoretical bases discusses one ofthe public libraries' missions, which is to base their services on equal accessfor all. Presents the deaf through a brief history of their struggles and achievementsfor more space in society. Moreover, it presents the issue of storytelling,with arguments about the importance of this activity for child development. Theinterview was used as the instrument of data collecting and was applied to thechief librarians of the libraries participating in the survey. The dataanalysis finds, among other things, that storytelling is not offered for deafchildren in public libraries, and that the lack of skilled storytellers inBrazilian sign Language is one of the main reasons. Finally, suggestions arelisted to assist in improving the service offered in public libraries to deaf children.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPublicLibrariesen
dc.subjectBiblioteca públicapt_BR
dc.subjectStorytelling to deaf childrenen
dc.subjectHora do contopt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.titleA narração de histórias para surdos em bibiotecas públicas em Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000819833pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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