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dc.contributor.advisorRozados, Helen Beatriz Frotapt_BR
dc.contributor.authorLeão, Fabrício Schirmannpt_BR
dc.date.accessioned2012-03-14T01:20:27Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37468pt_BR
dc.description.abstractTrata de um estudo que objetiva pesquisar de que forma as empresas gaúchas, líderes em inovação, fazem a Gestão do Conhecimento (GC). A proposta desse trabalho apresenta-se pelo fato de que a Gestão do Conhecimento é um processo utilizado para a inovação empresarial e ela se baseia no uso de ferramentas específicas e entende-se que a presença do bibliotecário se faz importante para o sucesso do processo de coleta, organização e disseminação deste conhecimento. Trata de um estudo exploratório de cunho qualitativo que permitiu descobrir quais ferramentas, profissionais e formas de estímulos estão envolvidos no processo de criação do conhecimento. Os dados foram coletados através de entrevistas estruturadas e gravadas presencialmente. Conclui-se que aplicação da Gestão do Conhecimento e as ferramentas utilizadas variam conforme o perfil da empresa e que nem todas obedecem um padrão preestabelecido encontrado na literatura. No que se refere às ferramentas, apontam diversas ferramentas colaborativas de Tecnologias da Informação (TI) e os agentes atuantes na GC são de diversas áreas do conhecimento, excluindo o profissional Bibliotecário nesta atividade. Recomenda algumas ações para incentivar a pesquisa nesta área e a fortalecer o papel do Bibliotecário neste processo.pt_BR
dc.description.abstractIs a study that aims to research how the gaucho companies, leaders in innovation, make the Knowledge Management (KM). The purpose of this work is presented by the fact that knowledge management is a process used for business innovation and it is based on the use of specific tools and means that the presence of the librarian is important for the success of the process collection, organization and dissemination of knowledge. This is an exploratory qualitative and quantitative nature of which allowed to discover which tools, and professional forms of stimuli are involved in the process of knowledge creation. Data were collected through structured interviews in person and recorded. It is concluded that application of knowledge management and the tools used vary according to the company profile and that not all follow a predetermined pattern found in the literature. With regard to tools, collaborative tools link various Information Technology (IT) and the agents in the GC are several areas of knowledge, excluding the professional librarian in this activity. Recommended some actions to encourage research in this area and strengthen the role of the librarian in this process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectKnowledge managementen
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectConstruction of knowledgeen
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectInnovationen
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subjectLeadershipen
dc.subjectRio Grande do Sulen
dc.titleGestão do conhecimento nas empresas gaúchas líderes em inovaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000819879pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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