Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSalgado, Tania Denise Miskinispt_BR
dc.contributor.authorRizzi, Maristela Santerpt_BR
dc.date.accessioned2012-03-06T01:19:58Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37342pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho consiste em uma pesquisa acerca da contribuição do uso da experimentação no ensino de Química, baseada na verificação do papel da experimentação na construção do conhecimento científico. As atividades, inseridas no conteúdo de Termoquímica, foram realizadas em uma escola pública estadual de Porto Alegre, com uma turma de segundo ano do ensino médio. Foi aplicado um questionário preliminar para verificar os conceitos prévios que os alunos já possuíam em relação aos conceitos envolvidos no tema termoquímica. A seguir, foi trabalhado o conteúdo de termoquímica, com aulas teóricas e realização de experimentos, pois pelo fato de a experimentação despertar um forte interesse nos alunos, pretendia-se verificar como ela contribui para o entendimento desse conteúdo. Após as atividades foram feitas discussões com os alunos, para análise dos experimentos, e resolução de exercícios, com o objetivo de avaliar o entendimento do conteúdo pelos alunos e a adequação da proposta para o ensino deste tema.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de química : Ensino médiopt_BR
dc.subjectTermoquímicapt_BR
dc.titleA experimentação como uma forma de trabalhar conceitos de termoquímica no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000821427pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples