A interpretação iconológica da Glorioso Victoria (1954) de Diego Rivera
dc.contributor.advisor | Marshall, Francisco | pt_BR |
dc.contributor.author | Carvalho, Raul Costa de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-02-02T01:20:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/37062 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é definir e interpretar a narrativa contida na obra Gloriosa Victoria, pintura realizada em 1954 pelo pintor mexicano Diego Rivera. Para isso, foi utilizado o método iconográfico-iconológico desenvolvido pelo historiador da arte Erwin Panofsky. Como parte dos procedimentos definidos por Panofsky, está exposto no primeiro capítulo um breve estudo sobre o estatuto da imagem em seus usos e funções na pintura mural mexicana, movimento artístico do qual Diego Rivera fazia parte, bem como uma análise dos temas e elementos mais significativos ao longo de toda a produção artística de Rivera. No segundo capítulo foi abordado o contexto social sobre o qual Rivera produziu uma representação pictórica: a intervenção dos Estados Unidos na Guatemala em 1954. Por fim, foi realizada a análise da obra Gloriosa Victoria, revelando e interpretando sua narrativa. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | História da arte | pt_BR |
dc.subject | Iconografia | pt_BR |
dc.subject | Rivera, Diego, 1886-1957 | pt_BR |
dc.title | A interpretação iconológica da Glorioso Victoria (1954) de Diego Rivera | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000819769 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.graduation | História: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC História (789)