Show simple item record

dc.contributor.advisorSlongo, Luiz Antoniopt_BR
dc.contributor.authorBarbosa, Felipe Cardosopt_BR
dc.date.accessioned2012-01-25T01:20:09Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36862pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do estudo proposto é o de explorar os hábitos de consumo do torcedor gremista em relação aos produtos oferecidos pelo clube. A revisão de literatura abordou temas como comportamento do consumidor no esporte, produto no esporte e a classificação de torcedores relativos às suas motivações e atitudes, proposta por Hunt, Bristol e Bashaw (1999). O trabalho foi realizado através de uma pesquisa qualitativa a partir de entrevistas em profundidade com torcedores de Porto Alegre e residentes em outras regiões do estado do Rio Grande do Sul. Foi identificado no trabalho dois tipos de torcedores, os devotos e os fanáticos, que diferem no nível de engajamento em relação ao Grêmio. Enquanto os devotos consideram o Grêmio importante mas reconhecem que existe em suas vidas aspectos mais importantes, os fanáticos consideram o Grêmio tão importante quanto os outros aspectos de suas vidas. Os resultados apresentam maneiras de como o Grêmio pode se beneficiar a partir de diferentes abordagens de marketing baseadas nas características dos torcedores.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study is to explore the consumption habits of Gremio‟s fans related to team products. The literature review covers theory about sports consumer behavior, sport products, and the fan classification proposed by Hunt, Bristol and Bashaw (1999). A qualitative and exploratory research was the method used, whereas the in-depth was technique of investigation of the fans from Porto Alegre and other regions of Rio Grande do Sul. Two types of fans were indentified, the devoted and the fanatical, that differ mainly by the level of attachment with Grêmio, that means that a devoted one considers Grêmio an important thing in his life, while the fanatical perceives Grêmio as one of the most important things. The findings elucidate ways that Grêmio may take advantage from different marketing approaches based on the fan characteristics.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSports consumer behavioren
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.subjectSports productsen
dc.subjectHábitos de consumopt_BR
dc.subjectSports marketingen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectFans classificationen
dc.titleHábitos de consumo do torcedor do Grêmio em relação a produtos do Clubept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000819561pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record