Relação entre o ensino formal e o ensino não formal : reflexões sobre o Projeto Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos
Fecha
2011Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Este trabalho trata de fazer uma reflexão sobre questões que perpassam a educação formal e a educação não formal no ensino da arte. Inicia focalizando a importância da interlocução entre ambas, através de um breve histórico sobre o ensino da arte e passa a abordar a educação formal e a educação não formal contextualizando a abordagem nas mudanças operadas em sala de aula em estreito contato com a arte contemporânea. O estudo segue apontando as transformações ocorridas através das instituições c ...
Este trabalho trata de fazer uma reflexão sobre questões que perpassam a educação formal e a educação não formal no ensino da arte. Inicia focalizando a importância da interlocução entre ambas, através de um breve histórico sobre o ensino da arte e passa a abordar a educação formal e a educação não formal contextualizando a abordagem nas mudanças operadas em sala de aula em estreito contato com a arte contemporânea. O estudo segue apontando as transformações ocorridas através das instituições culturais emergentes, focalizando a Fundação Vera Chaves Barcellos, contextualizando-a no texto através de uma análise que a coloca lado a lado com o Museu Lasar Segall e com a Fundação Iberê Camargo, traçando um quadro comparativo entre as ações educativas das três instituições que apresentam semelhanças, entretanto com tempos de existência distintos. Finaliza em um estudo sobre a implementação do Projeto Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos, enfatizando a importância do Projeto para a comunidade local, enfatizando algumas propostas de ações educativas que possam vir a contribuir com a ampliação e desenvolvimento para a continuidade do Projeto Educativo da Instituição. Trazendo o pensamento de Miriam Celeste Martins e Gisa Picosque ao articular o ensino formal e o ensino não formal, além da visão de Alice Bemvenuti relacionada ao ensino não formal e a visão de Ana Mae Barbosa relacionada ao ensino formal através da metodologia triangular, no desenvolvimento do texto são enfatizadas as mudanças que aproximam a arte e a cultura, sem esquecer-se da importância das definições políticas com os Parâmetros Curriculares Nacionais em que se aproximam também instituições educacionais de instituições culturais e gera mudanças positivas na formação e na formação continuada do professor de arte levando-o a se aproximar da arte e do pensamento contemporâneo. ...
Abstract
This coursework deals with a reflection on issues that cut across formal education and non-formal education on the teaching of arts. It starts focusing on the importance of dialogue on both, through a brief history on art education, and begins to address the formal and non formal educational contexts to approach changes in classrooms in close contact to contemporary art. This study points out the changes occurred through emerging cultural institutions, focusing on Fundação Vera Chaves Barcellos ...
This coursework deals with a reflection on issues that cut across formal education and non-formal education on the teaching of arts. It starts focusing on the importance of dialogue on both, through a brief history on art education, and begins to address the formal and non formal educational contexts to approach changes in classrooms in close contact to contemporary art. This study points out the changes occurred through emerging cultural institutions, focusing on Fundação Vera Chaves Barcellos, contextualizing it in the text through an analysis that places it side by side to Museu Lasar Sergall and to Fundação Iberê Camargo, drawing a comparison chart between the Educational Project of the three institutions, that have similarities, although with times of separate existence. It ends with a study on the implementation of Fundação Vera Chaves Barcellos Educational Project, emphasizing the importance of the project to the local community, emphasizing some proposals for educational activities that may contribute to the expansion and development of the continuity of the Institution’s Educational Project. Presenting the ideas of Miriam Celeste Martins and Gisa Picosque to articulate the formal and the non-formal teaching, besides the thought of Alice Benvenuti related to the non-formal teaching and the thought of Ana Mae Barbosa related to the formal teaching through the triangular methodology, on the development of the text are emphasized the changes that bring together art and culture, without forgetting the importance of the political definitions on Parâmetros Curriculares Nacionais in which educational institutions are approximated to cultural institutions and generate positive changes to the continuing education of art teachers, leading them to be approximated to art and to contemporary thought. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37618)Tesinas Artes Visuales (660)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License