Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorScheffer, Angela Beatriz Busatopt_BR
dc.contributor.authorBertolini, Duartept_BR
dc.date.accessioned2012-01-19T01:20:51Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36707pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é um estudo de caso, sobre as particularidades e os índices de demissões ocorridos em duas operações similares de uma empresa de terceirização de serviços, em atividade no Estado do Rio Grande do Sul, no período entre setembro e dezembro de 2010. Tem como objetivo geral identificar as razões que determinaram índices de demissões muito diversos em dois projetos similares mantidos pela mesma empresa prestadora (Beta), em clientes contratantes (Empresa X e Empresa Y) com atividades similares (Shopping Center). Para atingir este objetivo, foi realizada uma entrevista com a psicóloga responsável pela área de Recursos Humanos da empresa Beta, na filial de Porto Alegre, visando obter os dados sobre as demissões em cada projeto, informações sobre perfil dos funcionários demitidos (quantos foram, sua escolaridade, tempo de empresa, remuneração, canais de contato, entre outras), além da visão da empresa, através de seu representante da área de gestão de pessoas, sobre os motivos e ou causas dos números. Esta entrevista permitiu obter dados que foram utilizados, posteriormente, para comparar e analisar com os dados obtidos nas entrevistas com os funcionários demitidos. Também foram realizadas 29 (vinte e nove) entrevistas com funcionários demitidos, objetivando obter dados sobre as motivações para as demissões a pedido (iniciativa do funcionário) e a visão sobre a motivação da empresa para as demissões de sua iniciativa. Os resultados obtidos fornecem subsídios para o entendimento das motivações das demissões neste ramo de atividade e informações que possam contribuir para a diminuição dos índices de rotatividade de mão de obra, mostrando, por exemplo, a importância no cumprimento de compromissos básicos como sendo tão ou mais impactantes que ações de recompensas adicionais.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectTerceirizaçãopt_BR
dc.subjectSeleção de pessoalpt_BR
dc.subjectRotatividade de mão-de-obrapt_BR
dc.titleTerceirização e rotatividade de mão de obra : um estudo em uma empresa de serviços na área de limpeza e conservaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coGudolle, Lucas Socoloskipt_BR
dc.identifier.nrb000791358pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples