Políticas e práticas de recursos humanos em uma microempresa
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Data
2011Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Desde meados da década passada consolida-se no mundo dos negócios a ideia de que, no novo modelo econômico, a capacidade de geração de riqueza está mais associada a características intangíveis da organização do que os ativos tradicionais. E é o capital humano o principal diferencial competitivo. Esta realidade também está inserida dentro das micro e pequenas empresas, as quais são um dos pilares de sustentação da economia brasileira. Apesar da valorização dos recursos humanos ainda falta tratam ...
Desde meados da década passada consolida-se no mundo dos negócios a ideia de que, no novo modelo econômico, a capacidade de geração de riqueza está mais associada a características intangíveis da organização do que os ativos tradicionais. E é o capital humano o principal diferencial competitivo. Esta realidade também está inserida dentro das micro e pequenas empresas, as quais são um dos pilares de sustentação da economia brasileira. Apesar da valorização dos recursos humanos ainda falta tratamento compatível com a importância econômica no contexto nacional. Assim para compreender tal perspectiva, o objetivo deste estudo é verificar quais as políticas e práticas de Recursos Humanos adotadas em uma microempresa e como se relacionam com as práticas de treinamento. Num primeiro momento o intuito é identificar como os gestores da empresa estruturam tais políticas e práticas. Em seguida, levantar as necessidades de qualificação, treinamento e desenvolvimento dos funcionários e também de aprimoramento da microempresa pesquisada. O universo de entrevistados foi de 09 (nove), entre setor operacional, secretaria e gestora. Após a aplicação das entrevistas, foi feita uma análise interpretativa dos dados, buscando identificar pontos positivos e negativos da empresa. Os positivos serviriam como primeiro incentivo para suprir as possíveis carências elucidadas nos negativos, sempre visando o estabelecimento de relações duradouras entre empresa, colaboradores e clientes. Através de um Levantamento de Necessidades de Treinamento – onde a autora buscou informações por intermédio de técnicas de coleta de dados, como análise documental e as entrevistas por pautas – foi possível identificar políticas norteadoras dos objetivos da empresa, uma forte integração profissional, bem como necessidades de qualificação, treinamento e desenvolvimento dos funcionários e aprimoramento da organização. Sendo concebível deduzir, a partir dos resultados, que embora exista a coordenação entre as atividades dentro da empresa, com estabelecimento de vínculos profissionais, há carência na infra-estrutura, não há utilização maximizada dos benefícios tecnológicos e a satisfação final acaba ficando prejudicada. Então são feitas sugestões de melhorias, visando o ganho otimizado do capital humano - que é principal ativo das organizações, norteando as políticas e práticas de RH, sendo também condicionante e condicionado pelas relações que estabelecem entre indivíduo e empresa, constituindo instrumentos privilegiados para alavancar e impulsionar mudanças organizacionais. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3134)
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