Você se lembra do humor na escola? : o humor no ensino de Ciências e Biologia
Visualizar/abrir
Data
2011Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este estudo pesquisa como o humor se apresenta no ensino de Ciências e Biologia. O texto traz breve introdução sobre aspectos e teorias que abordam o tema e faz um levantamento das questões consideradas humoradas em provas de biologia dos vestibulares da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de 1996 a 2011. Como material empírico foram feitas observações em sala de aula e entrevistas semi-estruturadas com professores. Os resultados foram listados na forma de quadros com os momentos humorado ...
Este estudo pesquisa como o humor se apresenta no ensino de Ciências e Biologia. O texto traz breve introdução sobre aspectos e teorias que abordam o tema e faz um levantamento das questões consideradas humoradas em provas de biologia dos vestibulares da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de 1996 a 2011. Como material empírico foram feitas observações em sala de aula e entrevistas semi-estruturadas com professores. Os resultados foram listados na forma de quadros com os momentos humorados observados nas aulas seguindo-se a análise desse material. A metodologia utiliza recursos do registro etnográfico e os estudos exploratórios, após análise, permitem concluir que o humor pode provocar mudanças nas mais diversas atitudes humanas. Nessa perspectiva, o humor é uma interessante ferramenta educacional, auxiliando na compreensão de conteúdos e favorecendo o relacionamento entre professores e alunos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1304)
Este item está licenciado na Creative Commons License