Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosa, Russel Teresinha Dutra dapt_BR
dc.contributor.authorAmaral, Karina Bohrer dopt_BR
dc.date.accessioned2011-12-10T01:20:10Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35336pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho resulta de uma investigação sobre como um professor pode contribuir para a formação da identidade de seus alunos. A escola é um espaço que promove a socialização das gerações mais jovens com os valores, crenças e signos da sociedade em que está inserida. Na instituição escolar há uma riqueza de interações que visam a transação de conhecimentos e experiências. Nessa perspectiva, as interações sociais representam um espaço simbólico em que os indivíduos podem, através da geração de conhecimentos, apropriação de significados e construção de subjetividades, promoverem seu aprendizado e, com isso, seu desenvolvimento. Dentre as etapas fundamentais do desenvolvimento humano está a construção de uma identidade estável, ou seja, a construção de um conjunto de imagens, representações e conceitos de si. A formação da identidade inicia na infância e se define na adolescência, através das identificações que o indivíduo faz ao longo de sua vida. Dentre as figuras que podem ser importantes referenciais, está o professor. Este trabalho, através da análise fílmica de “Escritores da Liberdade”, procura investigar que ações dos professores podem levar os seus alunos a buscar outros referenciais de identificação, além daqueles de sua realidade social. Os professores que se propõem a conhecer seus alunos, valorizá-los e, acima de tudo, respeitá-los através de suas ações, serão importantes referenciais ou modelos positivos de identificação.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.titleInterações entre professora e adolescentes representadas no filme “Escritores da Liberdade”pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000794417pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples