Interações entre professora e adolescentes representadas no filme “Escritores da Liberdade”
dc.contributor.advisor | Rosa, Russel Teresinha Dutra da | pt_BR |
dc.contributor.author | Amaral, Karina Bohrer do | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-12-10T01:20:10Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/35336 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho resulta de uma investigação sobre como um professor pode contribuir para a formação da identidade de seus alunos. A escola é um espaço que promove a socialização das gerações mais jovens com os valores, crenças e signos da sociedade em que está inserida. Na instituição escolar há uma riqueza de interações que visam a transação de conhecimentos e experiências. Nessa perspectiva, as interações sociais representam um espaço simbólico em que os indivíduos podem, através da geração de conhecimentos, apropriação de significados e construção de subjetividades, promoverem seu aprendizado e, com isso, seu desenvolvimento. Dentre as etapas fundamentais do desenvolvimento humano está a construção de uma identidade estável, ou seja, a construção de um conjunto de imagens, representações e conceitos de si. A formação da identidade inicia na infância e se define na adolescência, através das identificações que o indivíduo faz ao longo de sua vida. Dentre as figuras que podem ser importantes referenciais, está o professor. Este trabalho, através da análise fílmica de “Escritores da Liberdade”, procura investigar que ações dos professores podem levar os seus alunos a buscar outros referenciais de identificação, além daqueles de sua realidade social. Os professores que se propõem a conhecer seus alunos, valorizá-los e, acima de tudo, respeitá-los através de suas ações, serão importantes referenciais ou modelos positivos de identificação. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Relação professor-aluno | pt_BR |
dc.subject | Interação social | pt_BR |
dc.title | Interações entre professora e adolescentes representadas no filme “Escritores da Liberdade” | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000794417 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Ciências Biológicas (1353)