Dos conteúdos sobre evolução biológica nos livros didáticos de biologia : relacionando os conhecimentos científicos e os conteúdos escolares
Visualizar/abrir
Data
2010Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O livro didático é uma das ferramentas mais comumente aplicadas pelos professores em suas aulas nas escolas de Educação Básica. Sendo as Ciências Biológicas, entre outras ciências, as que têm sido marcadamente conduzidas pelas Teorias da Evolução, é importante que as mesmas tenham lugar de destaque nas publicações destinadas à Educação Básica, em especial, àquelas direcionadas ao ensino de Biologia do nível Médio. Esta Monografia apresenta uma reflexão analítica acerca dos conteúdos escolares s ...
O livro didático é uma das ferramentas mais comumente aplicadas pelos professores em suas aulas nas escolas de Educação Básica. Sendo as Ciências Biológicas, entre outras ciências, as que têm sido marcadamente conduzidas pelas Teorias da Evolução, é importante que as mesmas tenham lugar de destaque nas publicações destinadas à Educação Básica, em especial, àquelas direcionadas ao ensino de Biologia do nível Médio. Esta Monografia apresenta uma reflexão analítica acerca dos conteúdos escolares sobre o tema Evolução Biológica, presentes em Livros Didáticos de Biologia para o Ensino Médio, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM), 2009-2011. Os principais objetivos deste estudo foram investigar e identificar se os modos de apresentação desses conteúdos impressos nos Livros Didáticos, tanto das palavras, quanto das imagens, estão em acordo com os conhecimentos científicos que vigoram na atualidade. A partir dos dados coletados, das categorias de análise construídas com base em Bardin (1969) e dos resultados encontrados é possível afirmar que há uma constante ausência de informações ou saberes relativos à contextualização histórica, filosófica e social das teorias evolutivas, assim como, o direcionamento dos conteúdos de evolução biológica está orientado pelos e para os concursos de ingresso no Ensino Superior. As considerações finais apresentam uma discussão a respeito das teorias evolutivas em seus diferentes contextos, bem como suas relações com outros campos do conhecimento, que não utilizam os mesmos métodos das Ciências Naturais. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1304)
Este item está licenciado na Creative Commons License