Perspectiva de futuro de jovens e o papel da escola
Fecha
2010Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar os efeitos da escola na construção de perspectivas de futuro dos jovens de duas escolas públicas de Porto Alegre/RS. A pesquisa caracteriza-se como um estudo qualitativo exploratório com jovens estudantes de 8ª série do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio e referencia-se nos estudos sobre juventude e escolarização de Sposito, Dayrell e Costa. Os resultados indicam que a escola tem efeitos menos impactantes na tomada de decisão dos jovens sobre o f ...
Este artigo tem por objetivo analisar os efeitos da escola na construção de perspectivas de futuro dos jovens de duas escolas públicas de Porto Alegre/RS. A pesquisa caracteriza-se como um estudo qualitativo exploratório com jovens estudantes de 8ª série do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio e referencia-se nos estudos sobre juventude e escolarização de Sposito, Dayrell e Costa. Os resultados indicam que a escola tem efeitos menos impactantes na tomada de decisão dos jovens sobre o futuro. Os estudantes atribuem as decisões a si mesmos ou a família, bem como trazem para si a responsabilidade sobre o sucesso escolar. ...
Abstract
This article aims to analyze the effects of the school in construction future perspectives of young people from two public schools in Porto Alegre / RS. The research is characterized as a qualitative study with students from 8th grade of elementary school and 3rd grade of high school and makes references to the studies on youth and schooling of Sposito, Dayrell and Costa. The results indicate that the school has effects less striking in decision of young people about their futures. Students att ...
This article aims to analyze the effects of the school in construction future perspectives of young people from two public schools in Porto Alegre / RS. The research is characterized as a qualitative study with students from 8th grade of elementary school and 3rd grade of high school and makes references to the studies on youth and schooling of Sposito, Dayrell and Costa. The results indicate that the school has effects less striking in decision of young people about their futures. Students attach the decisions for themselves or their family and bring upon themselves the responsibility on school success. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Ciencias Biológicas (1353)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License