De aluno a professor : reflexões sobre uma experiência docente no curso pré-vestibular Resgate Popular
View/ Open
Date
2010Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Os cursos de Licenciatura dos diferentes campos do conhecimento, concebidos e definidos como cursos de Formação de Professores, oportunizam aos licenciandos a incorporação de aprendizagens específicas e estreitamente relacionadas com o processo, complexo e gradativo, de transformação do aluno em professor. Embora o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas seja constituído por um currículo composto também de disciplinas teórico-práticas, que oportunizam ao aluno embasamento teórico e experiê ...
Os cursos de Licenciatura dos diferentes campos do conhecimento, concebidos e definidos como cursos de Formação de Professores, oportunizam aos licenciandos a incorporação de aprendizagens específicas e estreitamente relacionadas com o processo, complexo e gradativo, de transformação do aluno em professor. Embora o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas seja constituído por um currículo composto também de disciplinas teórico-práticas, que oportunizam ao aluno embasamento teórico e experiências com regência de classe no Ensino Fundamental e Médio, outros espaços de aprendizagem também podem ser decisivos ao licenciando. Neste estudo, a ênfase recai sobre o espaço das experiências extracurriculares que, além dos significativos aprendizados sobre ser professor, influenciou fortemente minha caminhada de aluno rumo à docência. Problematizando esta caminhada de estudante universitário, vinculado ao Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, inicialmente, e depois ao de Licenciatura, incluindo os movimentos em busca de aprimoramento e qualificação profissional: monitoria acadêmica no Colégio de Aplicação; estágios de docência em Biologia e Ciências, no mesmo colégio; professor e coordenador no Centro de Educação e Cultura Pré-Vestibular Resgate (CPVP); e palestras em disciplinas da graduação sobre o Resgate, e revisando a literatura pertinente, decidi transformar minhas experiências extracurriculares como professor no Resgate em objeto de estudo desta pesquisa. Os objetivos principais foram: identificar os efeitos mais significativos do trabalho realizado neste CPVP na constituição da minha identidade docente; e relacionar estes efeitos com as escolhas e decisões profissionais, para além do curso universitário. Como coleta de dados, realizei entrevistas com sujeitos que trabalharam ou ainda trabalham no referido curso pré-vestibular popular. Estas entrevistas, definidas neste trabalho como semi-estruturadas, foram realizadas no intuito de tentar encontrar estes mesmos efeitos sobre a minha formação docente, ou outros ainda não conhecidos, nos outros professores. Assim, pude começar a fazer algumas relações da contribuição do CPVP Resgate para a vida docente destes professores e, também, para a minha vida profissional. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License