O ensino de ciências e a visão antropocêntrica
dc.contributor.advisor | Kindel, Eunice Aita Isaia | pt_BR |
dc.contributor.author | Daitx, Vanessa Vitcoski | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-12-09T01:19:18Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/35277 | pt_BR |
dc.description.abstract | O antropocentrismo consiste na visão de mundo que tem o homem como principal referencial, e está presente em praticamente todos os setores da sociedade contemporânea, servindo de justificativa para o consumo inconsciente e não sustentável dos recursos naturais. O objetivo deste trabalho foi estudar a influência da visão antropocêntrica no ensino de Ciências, principalmente em relação a dois aspectos: sua presença nos livros didáticos e à visão do professor dessa disciplina sobre essa temática. A partir de uma abordagem qualitativa e visando uma investigação que contemplasse tanto a questão do livro didático, quanto dos professores, o trabalho foi dividido em duas frentes analíticas: análise do conteúdo dos livros e análise do discurso dos professores. Os livros escolhidos tiveram os capítulos sobre vírus e bactérias analisados em relação à presença de conteúdos com referencial antropocêntrico. O trabalho foi realizado com a colaboração de duas escolas públicas estaduais e uma federal da cidade de Porto Alegre, nas quais cinco professores de Ciências responderam a um questionário que continha trechos dos livros analisados, visando entender se os professores conheciam o conceito de antropocentrismo ou, ainda, se identificavam os fragmentos de texto considerados antropocêntricos. Nos livros foram identificados vários trechos que sugerem o homem como única referência para tudo que existe. Em relação aos professores, percebemos que a maioria não conhece o conceito estudado, sugerindo a necessidade de maiores investimentos na formação desses sujeitos. Em vista da impossibilidade de formação de cidadãos ecologicamente comprometidos a partir de uma óptica que separa a espécie humana da natureza, colocando a primeira no centro de tudo que existe, concluiu-se que precisam ocorrer mudanças urgentes na forma como as Ciências são ensinadas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Antropocentrismo | pt_BR |
dc.title | O ensino de ciências e a visão antropocêntrica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000781919 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
TCC Ciências Biológicas (1364)