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dc.contributor.advisorKindel, Eunice Aita Isaiapt_BR
dc.contributor.authorMarasini, Alessandra Brochierpt_BR
dc.date.accessioned2011-12-09T01:19:13Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35273pt_BR
dc.description.abstractDurante minhas experiências docentes, pude perceber que a pluralidade social, cultural e cognitiva dos alunos resulta em uma grande variedade de “formas de aprender” que não pode ser ignorada pelo professor. Baseada nisso, busquei incluir nas minhas aulas diferentes recursos didático-pedagógicos a fim de atingir de forma mais ampla os alunos, afastando-me da idéia que o livro-texto (livro-didático) pode atuar como recurso único. Diversos autores atentam para a importância e até mesmo necessidade de os professores incluírem diferentes recursos nos planejamentos de suas aulas, alegando que os mesmos contribuem consideravelmente no processo de ensino e aprendizagem. Temas relativos à área de conhecimento da Biologia vêm sendo mais e mais discutidos pelos meios de comunicação, jornais, revistas e pela rede mundial de computadores instando o professor a apresentar esses assuntos de maneira a possibilitar que o aluno associe a realidade do desenvolvimento científico atual com os conceitos básicos do pensamento biológico. Isso, naturalmente, sugere a utilização destes meios como recursos didático-pedagógicos para que os objetivos do ensino de Biologia se cumpram. Frente a dicotomia entre a importância da utilização de diferentes recursos didáticos no processo educativo e sua real utilização em sala de aula, realizei uma pesquisa de caráter qualitativo acerca deste tema. Para isso apliquei um questionário a quatro professores de três escolas de Porto Alegre com diferentes perfis. Com base nas respostas obtidas, busquei analisar o que os professores consideram como recursos didático-pedagógicos, a importância que os professores dão à utilização de tais recursos, a frequência com a qual os utilizam e as áreas da Biologia nas quais consideram mais importante a sua utilização e por quê. Todos os professores entrevistados consideraram os recursos importantes, no entanto, a maioria das respostas quanto a frequência de utilização demonstraram uma notável diferença entre teoria e prática.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.titleA utilização de recursos didático-pedagógicos no ensino de biologiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000781693pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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