Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZdanowicz, Jose Eduardopt_BR
dc.contributor.authorMaciel, Evelyn de Abreupt_BR
dc.date.accessioned2011-12-07T01:19:53Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35142pt_BR
dc.description.abstractA crescente utilização da Internet pela população brasileira e o surgimento de uma nova tendência no comércio eletrônico, a compra coletiva, tornam iminente a análise das estratégias de exposição de marca e de atração de clientes adotadas pelas empresas, de maneira a identificar seu nível de eficácia e eficiência e os impactos econômicos e financeiros inerentes à adoção de tais práticas. O presente estudo, de caráter financeiro, busca verificar a viabilidade econômica e financeira, do ponto de vista da empresa anunciada, da utilização do sistema de compras coletivas como meio de publicidade e promoção de vendas, de forma a investigar se os descontos oferecidos, acrescidos das taxas pagas aos sites são viáveis à empresa anunciada e se tal investimento em divulgação e promoção beneficia financeiramente a organização pelo fato de atrair e possibilitar a fidelização de clientes, de maneira que eles retornem sem necessidade de desconto. Primeiramente, foi realizada a compilação de dados teóricos a partir das principais bibliografias acerca do tema. Posteriormente, procedeu-se à coleta de dados e informações referentes ao problema em questão por meio de entrevistas semi-estruturadas presenciais e via e-mail e coleta do banco de dados (planilhas financeiras) da empresa. A tabulação dos dados foi realizada com o auxílio de planilhas eletrônicas e de calculadora financeira. A etapa de análise e interpretação dos dados envolveu a aplicação de ferramentas de análise econômica e financeira de investimentos, como Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno, payback, Análise de Cenários, Análise de Sensibilidade e Análise do Ponto de Equilíbrio. Os resultados encontrados apontaram que o investimento em divulgação e promoção de vendas não beneficiou econômica e financeiramente a organização. Todavia, caso algumas variáveis-chave do investimento fossem alteradas, ele poderia se tornar viávelpt_BR
dc.description.abstractThe increasing use of Internet by Brazilian people and the advent of a new e-commerce tendency, the group buying, make essential the analysis of brand exposure and customers strategies applied by companies, in order to identify their effectiveness and efficiency and financial and economic impacts inherent to the adoption of such practices. This paperwork, with a financial nature, intends to verify the economic and financial viability of using the group buying system by companies with the purpose of advertising and sales promotion. It has the objective of investigate if the offered discounts, plus the taxes paid to the sites are viable to the companies and if this kind of investment in divulgation and advertising benefits the company in financial terms, by attracting new customers and retaining them, making them buy again even without discounts. Theoretical data were collected in scientific bibliography and other data were gathered through in-person interviews, virtual interviews and research in the company’s information database. The data analysis was made using electronic spreadsheets and financial calculator. To the data analysis and interpretation, economical and financial investment analysis tools were used, like Net Present Value, Internal Rate of Return, payback, Scenario Analysis, Sensitivity Analysis and Breakeven Analysis. The results shows that this kind of investment in advertising and sales promotion was not efficient and effective either. Another conclusion was that this kind of investment did not benefit the company economically and financially either. However, if some investment variables had been modified previously, it would have become viable.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectE-commerceen
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectFinancial and economic viabilityen
dc.subjectCompra coletivapt_BR
dc.subjectGroup buyingen
dc.subjectViabilidade econômicapt_BR
dc.subjectViabilidade financeirapt_BR
dc.subjectInterneten
dc.subjectSales promotionen
dc.titleA viabilidade econômica e financeira das compras coletivas a partir da ótica da empresa anunciadapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000787929pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples