O ensino médio brasileiro : uma análise empírica sobre a remuneração dos professores e o desempenho dos alunos
dc.contributor.advisor | Pôrto Júnior, Sabino da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Ambros, Andréa Fontenelle | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-11-25T01:19:05Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/34834 | pt_BR |
dc.description.abstract | Schultz, Mincer e Becker desenvolveram uma teoria que explica o crescimento econômico como resultado de investimento em Capital Humano. No entanto, as últimas pesquisas realizadas afirmam que é a qualidade, e não a quantidade, de educação que importa para o crescimento econômico. Por isso, deve-se prestar uma atenção especial aos professores, que freqüentemente são apontados como peça-chave para garantir uma educação de qualidade. Em testes internacionais que medem o desempenho escolar, o Brasil sempre fica entre os piores países. Além disso, pesquisas apontam que os nossos professores são mal remunerados, muitos inclusive recebem salários abaixo da média do mercado. Este trabalho, portanto, tem como objetivo investigar a relação existente entre o desempenho escolar dos alunos e os salários recebidos por seus professores no ensino médio brasileiro. Os resultados encontrados confirmam o esperado – os alunos ensinados pelos professores com maiores salários são os que apresentam as melhores notas em testes que medem o desempenho escolar dos estudantes. | pt_BR |
dc.description.abstract | Schultz, Mincer e Becker created a theory to explain economic growth as a result of Investment in Human Capital. However, the last researches affirm that is quality, and not quantity, of education that matter for economic growth. That’s why special attention must be paid to the teachers, frequently described as crucial to guarantee a high quality education. Brazilian students always take the last positions in international educational exams. Moreover, our teachers’ wages are lower than the average marketing salaries. This work’s intend therefore is to investigate the relation that may exist between student performance and teacher’s wages in Brazilian high school. The results found are those already expected – students taught by teachers with higher salaries get better grades in test that measure student’s performance. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Human capital | en |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Teacher’s wages | en |
dc.subject | Remuneração | pt_BR |
dc.subject | Education quality | en |
dc.subject | Capital humano | pt_BR |
dc.subject | Crescimento econômico | pt_BR |
dc.subject | Teoria econômica | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.title | O ensino médio brasileiro : uma análise empírica sobre a remuneração dos professores e o desempenho dos alunos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000784310 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Ciências Econômicas (1338)