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dc.contributor.advisorDe Re, Cesar Augusto Tejerapt_BR
dc.contributor.authorGandon, Fernanda de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2011-11-19T01:19:51Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/34653pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo principal analisar o antigo e o novo Programa de Avaliação de Desempenho (em processo de implantação), identificando, na opinião dos Gestores e de funcionários da Instituição, quais os aspectos mais relevantes destes modelos. A fundamentação teórica estruturou-se nos seguintes tópicos: avaliação de desempenho - contexto em que assumiu maior relevância nas organizações, objetivos da avaliação de desempenho, métodos de avaliação de desempenho, vulnerabilidades da avaliação de desempenho, avaliação 360o, gestão por competências, avaliação por competências. O estudo de caso, de caráter exploratório, utilizou-se de entrevistas em profundidade para coleta de dados qualitativos. Realizou-se nove entrevistas na organização, sendo quatro com gestores e cinco com técnicos e assistentes, localizados na Sede do SEBRAE-RS, Universidade Sebrae de Negócios e na Regional São Leopoldo. Fez-se análise de conteúdo dos dados qualitativos, sendo possível constatar que os entrevistados possuem uma percepção positiva a respeito do processo de avaliação de desempenho no modelo 180o, mas que o mesmo não atende mais as necessidades da organização sendo levantados alguns pontos negativos. Em relação ao modelo de avaliação de desempenho com foco nas competências foi verificado que os entrevistados consideram este modelo mais justo e democrático, fornecendo dados mais consistentes para a tomada de decisão em outros subsistemas de recursos humanos, bem como valorizando as competências de cada colaborador. Por último, são apresentadas recomendações para que a execução da avaliação de desempenho seja realizada de forma mais eficaz para a organização e as limitações do estudo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAvaliação de desempenhopt_BR
dc.subjectGestão por competênciaspt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.titleAvaliação de desempenho no SEBRAE-RS : um comparativo entre o modelo 180º versus avaliação por competênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000507400pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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