Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFontana, Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorMello, Maíra Barberena dept_BR
dc.date.accessioned2011-10-28T01:19:47Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/33677pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo é uma pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica que observa e analisa interações em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio (EM), em uma escola pública de Porto Alegre. O foco do trabalho é o processo de ensinoaprendizagem de inglês como uma língua adicional (LA) sob a perspectiva sociocultural, segundo os pressupostos teóricos vygotskianos. O estudo tem como objetivo específico investigar quais mediações na fala-em-interação promove andaimento e produção oral nas tarefas colaborativas nesta sala de aula, considerando a relação direta entre interação e construção de conhecimento. Os dados foram gerados a partir de anotações de campo, das transcrições das gravações de áudio e de vídeo e das entrevistas com a professora e os alunos. Esses dados também evidenciam o ponto de vista êmico de cada um dos participantes dos eventos desta sala, no período de aproximadamente um semestre. Para a análise dos dados, foi utilizada uma perspectiva multidisciplinar sobre estudos relativos à aprendizagem de uma LA, incluindo a Análise da Conversa, a Sociolinguística Interacional, a Antropologia Linguística e a teoria Sociocultural. O trabalho pretende contribuir para uma metodologia de ensino e aprendizagem em LA voltado para a interação, o andaimento e a produção oral.pt_BR
dc.description.abstractThe present study is a qualitative research with ethnographic inspiration, which observed a first year high school group in a public school in Porto Alegre. It aims at observing the language learning and teaching process of English as an additional language (AL), under a sociocultural perspective, according to Vygotsky. The general objective of the study is to investigate which mediations in the talk-in-interaction are likely to promote scaffolding and generate oral production by means of collaborative tasks in instructional settings, considering the relationship between knowledge construction and interaction. The data were generated by the field notes, video and audio recordings, and interviews with the teacher and the students. These data include the emic perspective, in the classroom events and the transcription of such interactions, throughout a whole semester. For the data analysis, a multidisciplinar perspective was adopted, comprising studies concerned with an AL learning process such as Conversation Analysis, Interactional Sociolinguistics, Linguistic Antropology and the Sociocultural Theory. This study intends to contribute to a methodology of AL teaching and learning centered in the interaction, scaffolding and oral production.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectQualitative researchen
dc.subjectLíngua estrangeira : Ensinopt_BR
dc.subjectTeaching-learning processen
dc.subjectLíngua estrangeira : Compreensão oralpt_BR
dc.subjectInteractionsen
dc.subjectLíngua adicional : Ensino médiopt_BR
dc.subjectOralidade : Linguagempt_BR
dc.subjectScafoldingen
dc.subjectLíngua estrangeira (língua inglesa) : Ensinopt_BR
dc.subjectOral productionen
dc.subjectAditional languageen
dc.subjectLíngua adicional : Produção oralpt_BR
dc.subjectSociolingüísticapt_BR
dc.subjectSociolingüística : Conversaçãopt_BR
dc.subjectAndaimento : Ensino : Lingua adicionalpt_BR
dc.titleInterações e a produção oral em língua adicional em uma escola públicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000785601pt_BR
dc.degree.grantorCentro Universitário Ritter dos Reispt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples