Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNascimento, Luis Felipe Machado dopt_BR
dc.contributor.authorLanger, Eduardopt_BR
dc.date.accessioned2011-10-22T01:19:03Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/33344pt_BR
dc.description.abstractAtualmente os consumidores se deparam com uma enorme variedade de produtos com apelos ambientais. Muitos anúncios de produtos dizem que eles são ecológicos, que gastam pouca água ou energia, mas os consumidores não conseguem diferenciar tais produtos, não sabem se tais anúncios são verdadeiros ou não. Como escolher o produto mais ecológico? Visando dar um primeiro passo neste sentido, este trabalho utilizou os conceitos de Ecodesign e Análise de Ciclo de Vida para desenvolver uma proposta de cartilha de orientação para o consumo consciente. A degradação do meio ambiente é alvo crescente de crítica e gera a necessidade e exigência de novas opções de escolhas quanto à forma de vida e consumo. Portanto, a proposta da cartilha visa evidenciar a necessidade de instrumentos de orientação ao consumidor. Esta proposta deverá ser aprimorada e será necessário encontrar os canais mais adequados para a sua divulgação. Este trabalho aponta as estratégias propostas pelo ecodesign, algumas práticas e exemplos, apontando as vantagens geradas pelo desenvolvimento de produtos sustentáveis. Foi feita análise teórica de publicações, mostrando os pontos relevantes em termos de estratégias e fases do ciclo de vida do produto. Os resultados mostram que a utilização de materiais em menor quantidade e com menor impacto auxilia a busca da ecoeficiência colaborando com as fases de pré-produção, produção, distribuição, uso e descarte. O prolongamento da vida útil do produto tarda a necessidade de sua disposição no meio ambiente. O prolongamento da vida do material após o uso, através de certos processos, possibilita sua reutilização em novos produtos. Produtos verdes geram valor ao consumidor, que sente contribuir com a preservação do meio ambiente quando o adquiri. A diminuição dos impactos beneficia o meio ambiente e colabora com a qualidade de vida da sociedade e gerações futuras.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectEcodesignpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.titleAspectos do ecodesign e do ciclo de vida do produto para o consumo conscientept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000786948pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples