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dc.contributor.advisorVieira, Adrianept_BR
dc.contributor.authorBraga, Rafaela de Macedopt_BR
dc.date.accessioned2011-10-01T01:17:38Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/32340pt_BR
dc.description.abstractAs dores na coluna afetam em torno de 70% a 80% da população adulta em algum momento da vida e são consideradas uma das razões mais comuns de aposentadoria precoce por incapacidade total ou parcial. O alto custo dos tratamentos e a falta de eficácia das práticas terapêuticas convencionais deram origem à “Back School”, traduzida como Escola Postural (EP). O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática da literatura nos últimos dez anos a fim de verificar a efetividade da Escola Postural na diminuição da dor crônica. A busca foi conduzida nas bases de dados computadorizadas Medline, Embase e Lilacs. Os critérios de busca nas três bases de dados foram artigos randomizados (RCT) sobre a efetividade da Escola Postural publicados nos últimos dez anos. No total, cinco estudos foram incluídos nessa revisão, sendo quatro considerados de alta qualidade. Dois dos artigos considerados nesse estudo foram realizados no Brasil, mostrando o interesse de pesquisadores no país por essa proposta educativa na abordagem de dores crônicas na coluna. Todos os estudos apresentaram resultados positivos quanto à efetividade da Escola Postural a curto e médio prazo. Com esta revisão, podemos concluir que os programas de Escola Postural vêm sendo considerados como uma ferramenta importante tanto no tratamento como na prevenção de dores crônicas na coluna, porém são necessários mais estudos que avaliem essa ferramenta no longo prazo e com procedimentos metodológicos padronizados.pt_BR
dc.description.abstractSpinal pains affect around 70% to 80% of the adult population at some point in life and are considered one of the most common reasons of early retirement for total or partial disability. The treatments’ high cost and the lack of efficiency of therapeutic practices are at the root of Back School’s creation and development. The present study main purpose is to perform a systematic revision of literature from these last ten years to verify the effectiveness of the Back School in reducing chronic pain. The search was conducted on the computerized data bases of Medline, Embase and Lilacs. The search’s criteria for the three data bases were randomized articles (RCT) about Back School’s effectiveness over the last ten years. Overall, five studies were included in this revision, being four considered of high quality. Two of the study’s considered articles were performed in Brazil, demonstrating the country’s researcher’s interests for this educative proposal of approach to chronic pain of spine. Every study analyzed presented positive results for the effectiveness of the Back School in short to mid-terms. With this research we conclude that Back School programs have been considered as an important tool not just in the treatment but also on prevention of spine chronic pains. However, more studies are needed to assess the referred tool in the long-term and with methodological standardize d procedures.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBack schoolen
dc.subjectEscola posturalpt_BR
dc.subjectChronic painen
dc.subjectPostura corporalpt_BR
dc.titleEfetividade da escola postural na diminuição da dor crônica : uma revisão sistemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000786394pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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