Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCardoso, Lisiane Torres ept_BR
dc.contributor.authorCardoso, Carolina Bellolipt_BR
dc.date.accessioned2011-09-30T01:17:23Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/32291pt_BR
dc.description.abstractA prática pedagógica é componente obrigatório para a formação de professores segundo a legislação vigente. Com a finalidade de transcender o estágio e promover a articulação de diferentes disciplinas, a prática pedagógica deve estar presente desde o início do curso e permear toda a formação do professor. Este trabalho configura-se no relato de experiência da prática pedagógica oportunizada pela disciplina Basquetebol Técnicas de Ensino do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No desenvolvimento dessa disciplina, tive a oportunidade de realizar um planejamento e, ao colocá-lo em prática, enfrentei diversos desafios da prática docente: a motivação e aceitação dos alunos, a mediação de conflitos, a avaliação da aprendizagem. Muitas reflexões, muitos questionamentos caracterizaram essa experiência. Acredito que o relato das situações por mim enfrentadas e as reflexões e questionamentos oriundos dessa experiência podem contribuir para uma atuação mais qualificada dos colegas que ainda permanecem no curso. Talvez sirva, também, para provocar reflexões entre os professores do curso de Licenciatura em Educação Física da ESEF/UFRGS e, ao mesmo tempo, dar um retorno de como nós, enquanto alunos, estamos aprendendo, compreendendo e levando adiante o que nos é passado durante tantos anos de formação acadêmica.pt_BR
dc.description.abstractAccording to the Brazilian law, the pedagogical practice is compulsory in teacher training. In order to transcend the pre-service teacher training and promote the coordination between different subjects, pedagogical practice must be present from the beginning of the course, and must permeate the entire teacher training. This work is a report on teaching practice, experienced through the class Basquetebol Técnicas de Ensino, from the Licenciatura em Educação Física course at Universidade Federal do Rio Grande do Sul. In this class, I had the opportunity to elaborate a teaching plan; while puting it into practice, I faced many challenges: students’ motivation and acceptance, conflict mediation, learning assessment. Many thoughts and many questions have characterized this experience. I believe that by reporting the situations I faced and the thoughts and questions arisen from this experience I can contribute to a more qualified action from the students who are still in training. It may also serve to stimulate meditation among teachers from Licenciatura em Educação Física course, ESEF/ UFRGS, and, at the same time, be a return of how we, as students, are learning, understanding and carrying out what is taught to us during the many years of academic training.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectPlanos de aulapt_BR
dc.titleA prática pedagógica na formação de professores de educação física : relato da experiência oportunizada na disciplina basquete técnicas de ensinopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000785236pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples