Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBianchi, Márciapt_BR
dc.contributor.authorDalla Costa, Lucca Portopt_BR
dc.date.accessioned2025-11-22T08:07:24Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/299071pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do estudo é analisar a relação do nível de remuneração com a adoção de práticas de educação financeira dos servidores da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A pesquisa é classificada como quantitativa, descritiva e de levantamento, por meio de um questionário aplicado em julho de 2023, obtendo uma amostra de 41 respondentes, entre eles docentes e técnicos administrativos da instituição. Os resultados indicaram uma relação positiva entre a remuneração e as práticas de educação financeira adotadas, de modo que os servidores com maior remuneração obtiveram melhor desempenho em atividades como a execução de um orçamento mensal e a manutenção de uma reserva financeira e de um teto de gastos mensais. Foram definidas cinco faixas de remuneração e, entre os respondentes com a opção máxima de remuneração – acima de R$10.560,00 –, 85,7% indicaram a realização de um orçamento mensal, percentual que foi menor na faixa de remuneração entre R$2.640,00 e R$5.280,00 (42,8%). Além disso, os respondentes com maior remuneração foram os que afirmaram possuir maiores níveis de poupança e 93,7% deles indicaram a existência de uma reserva financeira para emergências. Deste modo, o estudo contribui evidenciando a necessidade de melhorias na gestão financeira pessoal da maioria dos respondentes com menor remuneração e identificando os servidores que se beneficiariam de futuras ações voltadas à educação financeira dentro da instituição.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of the study is to analyze the relationship between the level of remuneration and the adoption of financial education practices by employees of Faculdade de Ciências Econômicas of Universidade Federal do Rio Grande do Sul. The research is classified as quantitative, descriptive and survey, through a survey applied in July 2023, obtaining a sample of 41 respondents, among professors and administrative technicians of the institution. The results indicated a positive relationship between remuneration and the financial education practices adopted, so that servers with higher remuneration performed better in activities such as executing a monthly budget and maintaining a financial reserve and a spending limits. Five remunerations levels were used and, among respondents with the higher remuneration option – above R$10.560,00 –, 85,7% indicated having a monthly budget control, a percentage that was lower in the remuneration range between R$2.640,00 and R$5.280,00 (42,8%). In addition, respondents with higher earnings were those who claimed to have higher levels of savings and 93,7% of them indicated the existence of a financial reserve for emergencies. Therefore, the study contributes by highlighting the need for improvements in the personal financial management of the majority of respondents with lower wages and identifying the public servants who would benefit from future actions aimed at financial education within the institution.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRemuneraçãopt_BR
dc.subjectRemunerationen
dc.subjectServidor públicopt_BR
dc.subjectFinancial educationen
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectPublic servanten
dc.titleRelação da remuneração com as práticas de educação financeira dos servidores da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.title.alternativeRelation of the remuneration with the financial education practices of Faculdade de Ciências Econômicas of Universidade do Rio Grande do Sul servants en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001296970pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023/1pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples