Responsabilidade social empresarial e suas práticas com o público interno : o caso do banco "X"
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2010Author
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Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
A responsabilidade social empresarial é um tema recente, polêmico e dinâmico, envolvendo desde a geração de lucros pelas empresas, em visão bastante simplificada, até a implantação de ações sociais no plano de negócios e no direcionamento estratégico das empresas, em contexto abrangente e complexo. O presente trabalho tem como objetivo estudar a percepção dos funcionários da agência de São Gabriel do Banco “X” sobre as práticas de responsabilidade social empresarial direcionadas ao público inte ...
A responsabilidade social empresarial é um tema recente, polêmico e dinâmico, envolvendo desde a geração de lucros pelas empresas, em visão bastante simplificada, até a implantação de ações sociais no plano de negócios e no direcionamento estratégico das empresas, em contexto abrangente e complexo. O presente trabalho tem como objetivo estudar a percepção dos funcionários da agência de São Gabriel do Banco “X” sobre as práticas de responsabilidade social empresarial direcionadas ao público interno. A ideia é identificar se o banco está desenvolvendo plenamente a responsabilidade social, uma vez que, se a empresa quer ser socialmente responsável, uma boa estratégia é começar pela relação com seus funcionários. Não adianta apenas desenvolver ações sociais para o público externo se, internamente, as relações ainda são pouco desenvolvidas. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema da responsabilidade social empresarial, cultura empresarial e ética, mostrando as várias abordagens existentes sobre o tema e como a preocupação com os princípios éticos, valores morais e um conceito abrangente de cultura são necessários para que se estabeleçam critérios e parâmetros adequados para atividades empresariais socialmente responsáveis. No desenvolvimento deste trabalho foi utilizada a metodologia de pesquisa de estudo de caso para estudar as práticas de responsabilidade social desenvolvidas no Banco “X” com relação ao se público interno. A pesquisa de campo foi desenvolvida através de um questionário com 12 perguntas, que abordaram os indicadores de qualidade de vida e respeito a diversidade, benefícios e recompensas, ascensão profissional e ética empresarial, buscando analisar a percepção dos funcionários da agência de São Gabriel, quanto as práticas de responsabilidade social desenvolvidas pelo Banco “X”. Percebeu-se com a pesquisa que os funcionários da Agência de São Gabriel (RS) do Banco “X” percebem como positivas e satisfatórias a abrangência e efetividade das práticas de responsabilidade social dentro dos indicadores analisados, verificando apenas posições discordantes quanto às questões que tratavam de assédio moral e ascensão profissional, mostrando que o Banco “X” deve analisar melhor seu posicionamento em relação a estes indicadores. Quanto à pesquisa bibliográfica ficou evidenciado que o comprometimento de uma empresa com a responsabilidade social passa, em primeiro lugar, pelo comportamento ético da empresa, e isso envolve o comprometimento com os empregados e com todos os stakeholders. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
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