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dc.contributor.advisorLuce, Fernando Binspt_BR
dc.contributor.authorDonassolo, Gabriela de Mourapt_BR
dc.date.accessioned2011-06-29T06:00:31Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29893pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem o objetivo de identificar e avaliar as estratégias e práticas de fidelização de clientes desenvolvidas em uma empresa comercial, que encontra-se instalada na cidade de Passo Fundo, no interior do Rio Grande do Sul. O tema é relevante devido ao contexto de mercado atual, caracterizado pelo processo de globalização econômica, iniciado no período pós II Guerra Mundial, e pela globalização empresarial e cultural. Esse fenômeno social acirrou a concorrência e as empresas precisaram repensar a estratégia de atuação no mercado, em especial aquelas empresas brasileiras que atuavam como distribuidoras de produtos, considerados intermediários do comércio. Assim, a literatura empresarial sobre estratégias e ações mercadológicas consultada sugere que as empresas agreguem valor aos produtos e serviços ofertados ao mercado através de estratégias de fidelização de clientes. Para melhor compreender a temática num contexto específico, elabora-se o presente projeto, que configura-se como um estudo de caso por ter como espaço de investigação a empresa em estudo. Os procedimentos para a coleta e a análise dos dados empíricos adotados seguem um roteiro de diagnóstico organizacional, com levantamento de dados sobre métodos e técnicas de fidelidade de clientes na percepção de colaboradores, clientes e vendedores da empresa selecionada para o estudo. Para a pesquisa junto aos clientes, será utilizada entrevista e, para investigar os dados da empresa, também será utilizada esta técnica. Os gerentes comerciais da empresa serão entrevistados, utilizando-se a entrevista individual, com a finalidade de entender como eles realizam seu trabalho junto aos clientes para trazer de volta os clientes que não estão comprando da empresa e também que ferramentas de trabalho fazem parte da sua rotina para conquistar e manter leais novos clientes. Os dados coletados serão analisados seguindo-se a técnica análise de conteúdo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFidelizaçãopt_BR
dc.subjectClientept_BR
dc.titleEstratégias e práticas de fidelização de clientes na Empresa XYpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coEsteves, Priscila Silvapt_BR
dc.identifier.nrb000779289pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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