Percepção dos alunos de educação a distância via internet : um estudo de caso na unidade de atendimento beta do sistema de crédito cooperativo y
dc.contributor.advisor | Antonello, Cláudia Simone | pt_BR |
dc.contributor.author | Marques, Cássia Daniela de Assis | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-06-29T06:00:22Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/29883 | pt_BR |
dc.description.abstract | Os benefícios da Educação à Distância - EAD no ambiente corporativo, uma emergente resposta à crescente preocupação com o desenvolvimento do capital humano nas organizações, são facilmente percebidos pelas empresas, mas pouco se sabe ainda sobre o ponto de vista dos alunos a respeito desta modalidade de treinamento. Com o intuito de contribuir com as pesquisas na área de educação corporativa, este estudo teve como objetivo principal identificar a percepção dos participantes dos treinamentos virtuais de uma unidade de atendimento de um sistema de crédito cooperativo sobre a contribuição dos treinamentos virtuais em seu trabalho. Além disso, buscou-se identificar, na opinião dos alunos estudados, os facilitadores e os obstáculos para a participação nos treinamentos virtuais e quais os tipos de treinamentos entendem poder ser oferecidos no ambiente virtual. Para a consecução desses objetivos foi conduzido um estudo de caso de natureza descritiva, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e analisados por meio de análise de conteúdo, com abordagem qualitativa. Os resultados foram analisados através da categorização apriorística das respostas e fundamentados pela pesquisa bibliográfica realizada. Ficou explícito o reconhecimento dos alunos sobre a aplicabilidade dos conteúdos dos treinamentos virtuais em seu trabalho. Embora, apontada a flexibilidade de tempo e local de estudos com um aspecto facilitador da EAD, foi exposta também a dificuldade de organização do tempo por parte dos alunos, bem como sua dificuldade na compreensão sobre assuntos mais complexos de forma autônoma. Por fim, corroborou-se que os treinamentos virtuais são bem aceitos em assuntos operacionais de baixa complexidade, sem foco comportamental. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação a distância (EaD) | pt_BR |
dc.subject | Educação corporativa | pt_BR |
dc.subject | Treinamento | pt_BR |
dc.title | Percepção dos alunos de educação a distância via internet : um estudo de caso na unidade de atendimento beta do sistema de crédito cooperativo y | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Camillis, Patrícia Kinast de | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000778960 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010/2 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Administração | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Administração (3134)