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dc.contributor.advisorZalla, Jocelitopt_BR
dc.contributor.authorValiatti, Gabrielpt_BR
dc.date.accessioned2025-10-17T07:59:42Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/298065pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho investiga as formas de inserção e atuação de escritores vinculados ao modernismo nas cidades de Porto Alegre e Salvador, entre os anos de 1926 e 1932. Partindo do pressuposto de que o modernismo brasileiro não se restringiu à experiência paulista de 1922, o estudo analisa como outras parcelas regionais articularam projetos de renovação estética conectados a redes locais de sociabilidade e à imprensa cultural. A pesquisa adota uma abordagem histórico-social da literatura, centrada na análise de trajetórias individuais e na leitura crítica das revistas literárias Madrugada (1926), Arco & Flexa (1928-1929) e O Momento (1931-1932). As trajetórias de Augusto Meyer, Theodemiro Tostes, Carlos Chiacchio e Pinheiro Viegas evidenciam a diversidade de posições possíveis no campo modernista: de figuras vinculadas a instituições culturais tradicionais a intelectuais marginais que desafiaram os mecanismos convencionais de consagração. A análise dos impressos revela que essas revistas funcionaram como plataformas de experimentação formal, debate estético e afirmação de identidades culturais locais. Ao mesmo tempo, seus colaboradores buscavam projeção nacional, mobilizando estratégias distintas para disputar legitimidade no campo literário. Na Bahia, o contraste entre Arco & Flexa, de importante inspiração simbolista, e a atuação da Academia dos Rebeldes, ligada à revista O Momento, expõe a tensão entre tradição e ruptura, entre institucionalidade e insurgência. Embora influenciados pelo mesmo espírito de modernização, alguns desses grupos consideravam limitada a iconoclastia paulista de 1922 diante da necessidade de uma literatura que incorporasse motivos populares e/ou referências culturais locais. A pesquisa conclui que as experiências analisadas revelam a coexistência de diferentes sensibilidades estéticas e estratégias de inserção no campo de produção cultural do período, sugerindo que a modernidade artística no Brasil foi atravessada por disputas regionais, tensões internas e formas plurais de apropriação das ideias de modernidade e de modernismo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistória e literaturapt_BR
dc.subjectHistoriografia literáriapt_BR
dc.subjectHistória culturalpt_BR
dc.subjectRevistaspt_BR
dc.subjectModernismo : Literaturapt_BR
dc.titleOutros centros, outras letras : modernismo literário em revistas do Rio Grande do Sul e da Bahia (1926–1932)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001294721pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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