Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKlein, Rejane Ramospt_BR
dc.contributor.authorFagundes, Vanessa Pintopt_BR
dc.date.accessioned2025-09-30T07:59:49Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/297537pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa aborda o tema da Educação Inclusiva relacionada à área de Ciências da Natureza. O objetivo do estudo é compreender e analisar como os desafios da Educação Inclusiva enfrentados pelos professores de ciências em suas práticas na Educação Básica aparecem nos trabalhos publicados no 10º Congresso Brasileiro de Educação Especial. A pergunta central é: Como os desafios da Educação Inclusiva são compreendidos pelos professores de ciências em suas práticas na Educação Básica, identificados nos trabalhos publicados no 10º Congresso Brasileiro de Educação Especial? O referencial teórico buscou uma aproximação com autores que discutem o tema da inclusão, tais como Klein (2021), Ross (2007), Queiroz (2007) e Diniz (2007). Como caminho metodológico, foi realizada uma análise documental por meio da análise de 11 trabalhos publicados no evento que se relacionam às práticas de professores de ciências. Para compor a análise, inicialmente foi realizada uma breve descrição dos trabalhos selecionados, para apontar uma visão geral das temáticas abordadas. Em seguida foram elaboradas e discutidas as unidades de análise: 1. Práticas pedagógicas e estratégias metodológicas para o ensino de ciências e 2. Desafios da in/exclusão para os professores de ciências. Os resultados do estudo apontam para: a importância da adaptação de metodologias de ensino, a necessidade de formação continuada, a falta de tempo e recursos, a complexidade da linguagem científica, e a busca por práticas interdisciplinares e colaborativas. Também foi ressaltado o papel fundamental dos professores como principais responsáveis pela inclusão, tendo que enfrentar desafios como a falta de sinais em Libras para conceitos científicos e as demandas de materiais adaptados, e garantir a formação de alunos autônomos.pt_BR
dc.description.abstractThis research addresses the topic of Inclusive Education related to the field of Natural Sciences. The objective of the study is to analyze how the challenges of Inclusive Education faced by science teachers in their practices in Basic Education appear in the papers published in the 10th Brazilian Congress on Special Education. The central question is: What are the challenges of Inclusive Education faced by science teachers in their practices in Basic Education, as identified in the papers published in the 10th Brazilian Congress on Special Education? The theoretical framework sought an approximation with authors who discuss the topic of inclusion, such as Klein (2021), Ross (2007), Queiroz (2007), and Diniz (2007). As a methodological approach, a documentary analysis was conducted through the examination of 11 papers published at the event that relate to the practices of science teachers. To compose the analysis, an initial brief description of the selected papers was provided to give an overview of the topics addressed. Subsequently, two units of analysis were developed and discussed: 1. Pedagogical practices and methodological strategies for science teaching 2. Challenges of in/exclusion for science teachers. The study results highlight: the importance of adapting teaching methodologies, the need for continuous professional development, the lack of time and resources, the complexity of scientific language, and the pursuit of interdisciplinary and collaborative practices. The fundamental role of teachers as the primary agents of inclusion was also emphasized, as they face challenges such as the lack of Libras signs for scientific concepts, the need for adapted materials, and the responsibility of ensuring students' autonomy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCongresso Brasileiro de Educação Especial (10. 2023 São Carlos, SP)pt_BR
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectNatural sciencesen
dc.subjectTeaching practiceen
dc.subjectCiências naturaispt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titlePráticas pedagógicas em Ciências : desafios da educação inclusivapt_BR
dc.title.alternativePedagogical practices in Science : challenges of inclusive educationen
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSartori, Alice Stephanie Tapiapt_BR
dc.identifier.nrb001248283pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.graduationEducação do Campo - Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples