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dc.contributor.advisorMuller Neto, Hugo Fridolinopt_BR
dc.contributor.authorHerrera, William Rudy Steiglederpt_BR
dc.date.accessioned2011-06-25T06:01:34Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29750pt_BR
dc.description.abstractDo ponto de vista empresarial, as empresas têm entendido como fundamental a participação nos mercados estrangeiros, o que lhes permite aumentar sua competitividade, obter economia de escala e diminuir a excessiva dependência do mercado doméstico. As micro e pequenas empresas brasileiras vêm acompanhando essa tendência, iniciando sua internacionalização pela exportação. Sob a forma de barreiras, obstáculos ou vulnerabilidades das próprias organizações, diversos fatores dificultam este processo. Focando numa amostra específica, o objetivo deste trabalho foi o de identificar quais eram os fatores que dificultam a exportação de produtos de micros e pequenas empresas porto-alegrenses do setor de vestuário. Subsidiariamente, investigaram-se as motivações que levam os empresários a exportar e suas percepções sobre a cultura exportadora. Para o levantamento das informações foi adotada uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória. A partir da análise dos dados coletados, estabeleceu-se uma caracterização do problema, verificando-se que para aquelas empresas, as barreiras mais importantes como política cambial, acesso ao crédito e burocracia alfandegária estão vinculadas ao ambiente externo. Por sua vez, as motivações que levam as empresas deste porte a internacionalizar suas atividades não seriam somente conjunturais e de curto prazo. Na opinião dos dirigentes das firmas pesquisadas, incentivos como valorização da marca e aprimoramento da qualidade e competitividade dos seus produtos também estão presentes nas suas estratégias para o mercado externo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMicro e pequenas empresaspt_BR
dc.subjectExportaçãopt_BR
dc.titleO desafio exportador : dificuldades de inserção de micros e pequenas empresas Porto-Alegrenses no comércio internacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coPacheco, Natália Araújopt_BR
dc.identifier.nrb000779057pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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